Da noite para o dia: escolas exclusivas de Educação de Jovens e Adultos entre o direito e a oferta

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644471703

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Escola de EJA, Especificidade, Desigualdades Educacionais, Modelos de Atendimento

Résumé

Este estudo examina o provimento do direito no que diz respeito à escolarização básica da população com 15 anos ou mais de idade, expresso nas formas de atendimento que os governos subnacionais adotam. A literatura aponta que a educação escolar para todos/as, mesmo inscrita entre os direitos sociais e legalmente protegida no Brasil, não atende adequadamente a demanda dessa população na Educação de Jovens e Adultos. A interpretação dos dados permite concluir que há no território duas tendências pedagógicas aplicadas pelos governos subnacionais denominadas escolas com EJA e escolas de ou exclusivas de EJA quando examinada a oferta nas capitais. O enfoque principal foi nas escolas exclusivas comparadas a partir das variáveis dependência administrativa e matrículas absorvidas e permite inferir que as instituições estaduais se diferenciam quantitativa e qualitativamente das municipais. Constatou-se que o sistema estadual tende a matricular elevado número de estudantes, o qual é possível ser atendido por meio de um modelo flexível, tendendo aos estudos autodidatas em centros especializados de fluxo contínuo. As escolas municipais recepcionam uma quantia modesta de estudantes e tendem a promover matrizes com maior autonomia nas escolhas dos tempos e dos espaços educativos. Conclui-se que a diminuição das desigualdades educacionais no país continua um desafio do tempo presente, que as escolas exclusivas municipais têm o potencial de adequar às especificidades de públicos amplos e, portanto, essa tendência de atendimento poderia ser mais encorajada.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo com parte na University of Wisconsin-Madison (2019-2020), Doutorado (2013) e Mestrado (2008) em Educação - Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Se especializou em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia preventiva pela PUCMinas (2001). É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (1995). Departamento de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Área: Educação de Jovens e Adultos.

Leˆôncio Soares, Université fédérale du minas gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor/Investigador Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (2002-2003) e na Universidade de Lisboa (bolsa CAPES, 2021-2022). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (bolsa do CNPq, 2006), na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América (bolsa CAPES, 2012-2013) e na Universidade Federal da Paraíba (2021). Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

Maria Clara Di Pierro, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1980), é Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2011-2012 realizou estágio pós doutoral no Teachers College, Columbia University. Desde 2005 é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na Graduação e na Pós Graduação. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Estado, Sociedade e Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Juventude e práticas educativas em Educação de Jovens e Adultos, atuando na Linha de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos, principalmente nos seguintes temas: alfabetização e educação de jovens e adultos, políticas educacionais, educação do campo, educação popular. Mantém sua produção disponível no site www.mariaclaradipierro.com.br

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Publié-e

2025-07-03

Comment citer

Silva, F. A. O. R., Soares, L., & Pierro, M. C. D. (2025). Da noite para o dia: escolas exclusivas de Educação de Jovens e Adultos entre o direito e a oferta. Educação, 50(1), e90/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471703