Princípios da Educação Ambiental Popular: fundamentos e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644469895Mots-clés :
Educação Ambiental Popular, Hermenêutica, FundamentosRésumé
Pretende-se neste artigo abordar os fundamentos que subsidiam a emergência de uma Educação Ambiental com predicado Popular. Neste sentido, a partir de uma perspectiva teórico-hermenêutica, busca-se compreender este horizonte de estudo por meio de suas bases epistemológicas: a concepção de Educação Popular e a Educação Ambiental. Acredita-se que a Educação Ambiental com base Popular é um caminho que pode possibilizar o alargamento de produção de conhecimentos e sentidos, nos processos formativos, com horizonte em uma educação que instiga o reposicionamento das formas de relação entre a natureza e a humanidade. Como forma de organização, o artigo está dividido em quatro partes: (i) primeiramente apresenta-se o panorama da trajetória da Educação Ambiental Popular; (ii) como segundo ponto, busca-se situar o campo epistemo-metodológico que ancoram o estudo; (iii) no terceiro momento, aponta-se, por meio do exercício compreensivo, reconhecer alguns princípios ontológicos da Educação Ambiental Popular; (iv) por fim, apresentam-se as considerações do estudo.
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