Princípios da Educação Ambiental Popular: fundamentos e perspectivas

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644469895

Mots-clés :

Educação Ambiental Popular, Hermenêutica, Fundamentos

Résumé

Pretende-se neste artigo abordar os fundamentos que subsidiam a emergência de uma Educação Ambiental com predicado Popular. Neste sentido, a partir de uma perspectiva teórico-hermenêutica, busca-se compreender este horizonte de estudo por meio de suas bases epistemológicas: a concepção de Educação Popular e a Educação Ambiental. Acredita-se que a Educação Ambiental com base Popular é um caminho que pode possibilizar o alargamento de produção de conhecimentos e sentidos, nos processos formativos, com horizonte em uma educação que instiga o reposicionamento das formas de relação entre a natureza e a humanidade. Como forma de organização, o artigo está dividido em quatro partes: (i) primeiramente apresenta-se o panorama da trajetória da Educação Ambiental Popular; (ii) como segundo ponto, busca-se situar o campo epistemo-metodológico que ancoram o estudo; (iii) no terceiro momento, aponta-se, por meio do exercício compreensivo, reconhecer alguns princípios ontológicos da Educação Ambiental Popular; (iv) por fim, apresentam-se as considerações do estudo.

Bibliographies de l'auteur-e

Roberta Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Substituta no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestra em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), na linha de Educação Ambiental Não Formal. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desenvolve atividades de coordenação pedagógica no Pré-Universitário Popular Quinta Superação, vinculado ao Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior (PAIETS). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA).

Simone Freire, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Filosofia (UFPEL, 2020) bacharel em Direito (FURG, 1994), mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC, 2000), doutora em Educação Ambiental (FURG, 2017). Atualmente é Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e professora associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Filosofias Emergentes (GEFE); Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Extremo Sul (NESEF). 

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Publié-e

2024-01-22

Comment citer

Pereira, R., & Freire, S. (2024). Princípios da Educação Ambiental Popular: fundamentos e perspectivas. Educação, 49(1), e13/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644469895