Gestão escolar democrática no Estado do Mato Grosso: um estudo a partir da Lei n. 7.040/98/SEDUC/MT
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644468514Mots-clés :
Gestão Escolar Democrática, Políticas Públicas, Lei n. 7.040/98/SEDUC/MT.Résumé
O presente artigo objetiva tratar sobre a gestão escolar democrática, analisando sua normatização, seu histórico e definição; também abordará a gestão e o processo participativo, a democracia e o direito social. A Lei n. 7.040/98/SEDUC/MT terá destaque, visando identificar os pontos fortes e as fragilidades desta Política Pública do Estado do Mato Grosso. Trata-se de parte de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, resultante de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação. Percebe-se que mesmo existindo uma legislação específica, a gestão escolar democrática no Estado em destaque ainda não se efetiva completamente, em muitas unidades escolares. Por outro lado, há de se destacar também a identificação de boas práticas aplicadas nas escolas. Os resultados encontrados também sinalizam a necessidade de uma maior periodicidade na formação continuada, para que haja estreitamento de laços entre a escola e os membros da comunidade escolar, visando a aplicação da Lei n. 7.040/98/SEDUC/MT e seus dispositivos legais.
Références
BASTOS, João Baptista (Org.). Gestão Democrática. 4. ed., Rio de Janeiro/RJ: Editora DP&A: SEPE, 2005.
BONAVIDES, Paulo. Ciência política. 17. ed. rev. e atual. São Paulo/SP: Editora Malheiros, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF, out. 1988. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2015.
BRASIL. Lei Federal n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União (DOU), Seção 1, Brasília/DF, p. 27839, dez. 1996.
BRASIL. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília/DF: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, 2004.
CAMINI, Lucia; et al. Educação pública de qualidade social: conquistas e desafios. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.
CONSED. Conselho Nacional de Secretários de Educação. Site oficial do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Disponível em: <http://www.consed.org.br/>. Acesso em: 20 fev. 2021.
DOURADO, Luiz Fernandes. A interiorização do ensino superior e a privatização do público. Goiânia/GO: Editora UFG, 2001.
FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial. 2. ed. São Paulo/SP: Editora Cortez, 1985.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa: 8. ed. Curitiba/PR: Editora Positivo, 2010.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo/SP: Editora Contexto, 2002.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2001.
HORA, Dinair Leal da. Gestão Democrática na Escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas/SP: Editora Papirus, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia/GO: Editora Alternativa, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos; et al. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. 10. ed. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2012.
LIMA. João Francisco Lopes de. Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do Século XX: a contribuição de Anísio Teixeira. Educar em revista, Curitiba, n. 39, jan./abr. 2011.
LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. 3. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011.
LÜCK, Heloisa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba/PR: Editora Positivo, 2009.
LÜCK, Heloisa; et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5 ed. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2001.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Gestão democrática da escola, ética e sala de aula. ABC Education, n. 64. São Paulo/SP: Editora Criarp, 2007.
MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros (Org.). PROGESTÃO: construindo saberes e práticas na escola pública. Brasília/DF: Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), 2004.
MATO GROSSO. Constituição Estadual de Mato Grosso. Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, Cuiabá/MT, out. 1989.
MATO GROSSO. Lei n. 7.040, de 1º de outubro de 1998. Regulamenta os dispositivos do artigo 14 da Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), bem como o inciso VI do artigo 206 da Constituição Federal, que estabelecem Gestão Democrática do Ensino Público Estadual, adotando o sistema seletivo para escolha dos dirigentes dos estabelecimentos de ensino e a criação dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar nas Unidades de Ensino. Diário Oficial do Estado do Mato Grosso, Cuiabá/MT, out. 1998.
MENEZES, Aderson de. Teoria geral do estado. 5. ed. rev. e atual Rio de Janeiro/RJ: Editora Forense, 1992.
MEZZAROBA, Orides. Introdução ao direito partidário brasileiro. 2. ed. rev Rio de Janeiro/RJ: Editora Lumen Juris, 2004.
MIRANDA, Jorge. Formas e sistemas de governo. Rio de Janeiro/RJ: Editora Forense, 2007.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 15. ed. São Paulo/SP: Editora Cortez, 2008.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 5. ed. São Paulo/SP: Editora Xamã, 2000.
PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. In: Reunião Anual da ANPED, GT: Estado e Política Educacional, 30, 2007, São Paulo/SP. Anais: [...]. São Paulo/SP, 2007.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo/SP: Editora Xamã, 2000.
RICCI, Rudá. Dicionário de gestão democrática: conceitos para a ação política de cidadãos, militantes sociais e gestores participativos. Belo horizonte/MG: Editora Autêntica, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro/RJ: Editora Civilização Brasileira, 2002.
SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada: o debate contemporâneo. São Paulo/SP: Editora Ática, 1994.
VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. 12. ed. Rio de Janeiro/RJ: Editora Record, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________