A política pública de assistência estudantil nas instituições federais de ensino superior: conscientização e educação libertadora em debate

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644466469

Mots-clés :

Assistência estudantil, Política pública, Educação libertadora.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a política nacional de assistência estudantil, materializada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), no contexto do embate político, para o ensino superior no Brasil. A reflexão parte da forma como essa política foi formulada e operacionalizada de 2007 a 2018, e como é avaliada e discutida, tanto em âmbito governamental quanto nas instituições de ensino superior. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, dentro da perspectiva do pensamento Freiriano, fundado na conscientização de que, para o autor, já é método, em uma análise da concepção da realidade, vida e mundo no movimento da dialeticidade da práxis político-social. Diante da realidade sociopolítica e econômica que desafia a possibilidade de acesso e permanência do estudante na Universidade, compreendemos que se faz necessário inserir a política pública de assistência estudantil no contexto maior de uma educação como prática da liberdade, instituída no diálogo e na participação.

Bibliographies de l'auteur-e

Dário Vaneli Junior, Federal University of Mato Grosso do Sul

Graduado em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim (UFMS/CPCX), Especialista em Politicas Públicas e Planejamento Educacional pela Universidade Gama Filho, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Servidor Público Federal, na função de Técnico em Assuntos Educacionais, atuante na gestão, administração e apoio pedagógico na Educação Superior, no Câmpus de Coxim da UFMS. Membro do grupo de pesquisa "Saúde e Qualidade de Vida do Pantaneiro", membro do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos sobre História Política e Estratégia, membro do grupo de pesquisa: Rede de pesquisador@s em políticas públicas, Estado e formação humana.

 

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, MT

Professor titular I do Programa de Pós-graduação (PPGEdu) e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.

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Publié-e

2023-08-02

Comment citer

Vaneli Junior, D., & Carvalho, A. de L. (2023). A política pública de assistência estudantil nas instituições federais de ensino superior: conscientização e educação libertadora em debate. Educação, 48(1), e85/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644466469

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