Os multiletramentos nas aulas da pós graduação como possibilidade de desencapsulação do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644454545

Palavras-chave:

Desencapsulação, Mídias, Contextos de transformação

Resumo

Este artigo surge como parte de um projeto de pesquisa mais amplo, financiado pelo CNPq, PIPEq, PIPAD e CAPES. E teve como foco específico as aulas ministradas pelos seus autores na pós-graduação, com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e de metodologias criativas. Objetivou investigar a construção de propostas de ensino-aprendizagem para romper limites representacionais e promover, assim, a desencapsulação dos saberes. Para tanto, visou-se responder à questão: Como desencapsular o currículo por meio das mídias? Seguindo, para tanto, o mesmo arcabouço teórico do projeto maior e a discussão sobre desencapsulação da aprendizagem e a Pedagogia dos Multiletramentos. Estruturou-se metodologicamente a partir da Pesquisa Crítica de Colaboração, compreendida como pesquisa de intervenção formativa, que permite a transformação intencional do contexto por meio da busca por soluções compartilhadas, tendo a crise como base do desenvolvimento e os agentes envolvidos como um coletivo. Os dados foram produzidos e coletados por meio de videogravação de aulas e por recuperação de dados das TDIC utilizadas. A análise do material selecionado foi feita por meio da argumentação multimodal, que permitiu combinar meios de criar e entrelaçar os significados produzidos em conjunto com os envolvidos. Os resultados apontaram que é possível ir além da teoria, na busca pela transformação dos contextos, partindo da análise e do estudo das realidades dos pós-graduandos utilizando as TDIC para alcançar os objetivos e criar propostas criativas na docência universitária.

Biografia do Autor

Andrea Gabriela do Prado Amorim, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC – SP (2019), integrante do grupo de pesquisa: LACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar), mestre em Formação de Formadores pela mesma universidade (2015), especialista em Informática Aplicada à Educação pela UPM (2006). Atuo como professora e formadora de formadores na área de Tecnologia Educacional.

Fernanda Coelho Liberali

Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e no PEPG em Educação: Formação de Formadores. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutger University. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da University of Leeds, coordenadora geral do projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Amorim, A. G. do P., & Liberali, F. C. (2022). Os multiletramentos nas aulas da pós graduação como possibilidade de desencapsulação do currículo. Educação, 47(1), e58/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644454545