Educação e Agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644446853

Palavras-chave:

Educação popular, Agroecologia, Formação Humana.

Resumo

Este artigo apresenta os elementos sobre a teoria e a prática da proposta educacional do curso de técnico em agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA. No primeiro momento, destacam-se alguns elementos da metodologia de ensino do SERTA, no qual se procura um aprofundamento no que diz respeito a influência das propostas de educação popular, especialmente a pedagogia de Paulo Freire. No segundo momento, é apresentada nossa prática do estágio supervisionado, reconhecida como um momento de troca de saberes e aprendizado no tocante as técnicas de agroecologia, bem como de aproximação da luta social no campo. O objetivo do artigo é trazer à tona a filosofia e a metodologia educacional do SERTA e sua proposta de articulação com os movimentos sociais do campo no Nordeste do Brasil. Para tanto, destacamos a importância que o curso dá aos saberes dos camponeses na constituição da agroecologia, culminando numa educação voltada para a formação humana. Em termos metodológicos, tratamos nossa experiência de formação no curso como um momento rico para reflexões em torno da educação popular.

Biografia do Autor

Rodrigo José de Góis Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Técnico em agroecologia pelo SERTA. Atualmente faz estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente -  PRODEMA, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Referências

ALTIERE, Miguel. Agroecologia, agricultura camponesa e soberania alimentar. Revista NERA, Presidente Prudente, UNESP, Ano 13, n. 16, pp.-22-32, Jan/Jun, 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1362/1347 Acesso em 20 de Nov. 2017.

BOFF, Leonardo. A opção terra: a solução para a Terra não cai do céu. Rio de Janeiro: Record, 2009.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia. 48 ed. Rio de Janeira: Paz e Terra, 2014.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do oprimido. 59 ed. Rio de Janeira: Paz e Terra, 2015.

FREIRE. Paulo. Educação como prática de liberdade. 45 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HANZI, Marsha. O sítio abundante: Co-criando com a Natureza - Permacultura. 2ed. Edições Alecim, Lauro de Freitas, BA, 2003.

MENDES, Roberto. A permacultura aplicada na agricultura familiar. 1 ed. Caruaru, PE: Permacultura pedagógica, 2012.

MOLLISON, Bill; HOLMGREN, David. Permacultura um: uma agricultura permanente nas comunidades em geral. Editora Groundm 1983.

MOURA, Abdalaziz. Uma filosofia da educação do campo que faz a diferença para o campo. 1 ed. Via design publicações. Recife, 2015.

PAUNGGER, Johanna; POPPE, Thomas. O momento certo. São Paulo, Madras Editora Ltda, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Queiroz, R. J. de G. (2021). Educação e Agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA. Educação, 46(1), e120/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644446853