Educação e Agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644446853

Palabras clave:

Educação popular, Agroecologia, Formação Humana.

Resumen

Este artigo apresenta os elementos sobre a teoria e a prática da proposta educacional do curso de técnico em agroecologia do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA. No primeiro momento, destacam-se alguns elementos da metodologia de ensino do SERTA, no qual se procura um aprofundamento no que diz respeito a influência das propostas de educação popular, especialmente a pedagogia de Paulo Freire. No segundo momento, é apresentada nossa prática do estágio supervisionado, reconhecida como um momento de troca de saberes e aprendizado no tocante as técnicas de agroecologia, bem como de aproximação da luta social no campo. O objetivo do artigo é trazer à tona a filosofia e a metodologia educacional do SERTA e sua proposta de articulação com os movimentos sociais do campo no Nordeste do Brasil. Para tanto, destacamos a importância que o curso dá aos saberes dos camponeses na constituição da agroecologia, culminando numa educação voltada para a formação humana. Em termos metodológicos, tratamos nossa experiência de formação no curso como um momento rico para reflexões em torno da educação popular.

Biografía del autor/a

Rodrigo José de Góis Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Técnico em agroecologia pelo SERTA. Atualmente faz estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente -  PRODEMA, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Citas

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Queiroz, R. J. de G. (2021). Educação e Agroecologia: apontamentos sobre a experiência de formação humana no curso do SERTA. Educación, 46(1), e120/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644446853