Teoria dos letramentos críticos aplicada no ensino de língua inglesa para formação integral dos discentes

Autores

  • Veronica Damasceno de Souza Feitoza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal Função: Professor EBTT BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor, PA, 68740-970 Castanhal - PA Tel.:(91) 3412 1600 3412 1602 Dados do autor para correspondência: Travessa Itália, 2659; Estrela, Castanhal - PA cep: 68742243 Tel.: (91) 98129 7050 https://orcid.org/0000-0002-4133-2250
  • Simone Batista da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Seropédica Rodovia BR 465, Km 07, s/n Zona Rural, Seropédica - RJ, 23890-000 (21) 2682-1080 Dados do autor para correspondência: Av. Tim Maia, 7585; bloco 3, apto.501 Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ cep: 22790669 Dados do autor para correspondência: (21)999630335 https://orcid.org/0000-0002-5781-6006

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441233

Palavras-chave:

Formação integral, Letramentos Críticos, Ensino de Língua Inglesa

Resumo

O Decreto 5.154/04, que regulamenta a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, é considerado um avanço em relação aos anteriores por permitir que a Educação Profissional Técnica seja ofertada na modalidade Integrada ao Ensino Médio sob a articulação dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Assim, possibilita que as práticas pedagógicas para essa modalidade de ensino superem os conhecimentos puramente técnicos e sejam encaminhadas com vistas à formação ampla dos sujeitos. Nesse sentido, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na sessão Língua Estrangeira – OCEM-LE, (BRASIL, 2006), sugerem que as práticas de ensino de língua estrangeira sejam embasadas na teoria dos Letramentos Críticos buscando formar indivíduos criativos, críticos e de mente aberta para o exercício de cidadania plural. Assim, esta pesquisa investigou de que modos, ao serem balizadas na teoria dos Letramentos Críticos, as práticas docentes em aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio podem contribuir para a formação integral dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Castanhal. Os dados coletados provêm de observação participante e gravação de áudio das aulas de Língua Inglesa durante a execução de uma sequência didática elaborada para a pesquisa com base nesses princípios teóricos e utilizando textos multimodais. A investigação demonstrou que práticas pedagógicas direcionadas por princípios dos Letramentos Críticos podem contribuir com uma formação para além da instrumentação linguística e a preparação para o mercado de trabalho, pois estimulam os alunos a lerem a si mesmos e ao mundo criticamente.

Biografia do Autor

Veronica Damasceno de Souza Feitoza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal Função: Professor EBTT BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor, PA, 68740-970 Castanhal - PA Tel.:(91) 3412 1600 3412 1602 Dados do autor para correspondência: Travessa Itália, 2659; Estrela, Castanhal - PA cep: 68742243 Tel.: (91) 98129 7050

Mestre em educação na área de educação e gestão do ensino agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Seropédica. Possui graduação Letras Portugês e Inglês pela Universidade de Pernambuco (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa e Multiletramentos críticos.

Simone Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Seropédica Rodovia BR 465, Km 07, s/n Zona Rural, Seropédica - RJ, 23890-000 (21) 2682-1080 Dados do autor para correspondência: Av. Tim Maia, 7585; bloco 3, apto.501 Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ cep: 22790669 Dados do autor para correspondência: (21)999630335

Doutora em Letras, na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Educação, Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Especialista em Língua Inglesa; Licenciada em Letras. Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, atuando na graduação em Letras e no programa de pós-graduação em Educação Agrícola - PPGEA, com a Linha de Pesquisa "Multiletramentos Críticos e Formação de professores de línguas". Líder do GEPELI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Língua Inglesa, e pesquisadora do Projeto Nacional de Letramentos, do Grupo de Pesquisa "Novos Letramentos, Multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras", da USP. Editora-chefe da Retta - Revista de Educação Agrícola, do PPGEA/UFRRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino da Língua Inglesa, Multiletramentos e Formação Docente. Desenvolve pesquisa principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa, Multiletramentos, Transculturalidade, Discursos Identitários e Formação Docente.

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. Discursos, tecnologias, educação. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009.

BRASIL. Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004.Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio – OCEM: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BUZZFEED VIDEO. Photoshopping real women into cover models, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zRlpIkH3b5I. Acesso em: 14 mai. 2019.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2005.

DOVE. Beauty Pressure. 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ei6JvK0W60I. Acesso em: 11 set. 2019.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação:fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

IFA, Sérgio. Reflexões sobre formação de professores e novos letramentos no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. In: ZACCHI, Vanderlei José; STELLA, Paulo Rogério. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014.

JORDÃO, Clarissa Menezes. O que todos sabem... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. Revista CROP, v. 12, p. 21-46, 2007.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico - farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 37-54.

JORDÃO, Clarissa Menezes. Birds of different feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e Abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco (Orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to post-method. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

DAILY MAIL ONLINE. Femail.2015. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/femail/article-3198325/How-beauty-ideals-change-world-Designers-asked-create-perfect-woman-Photoshopping-photo-different-results.html. Acesso em: 11 set. 2019.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATTOS, Andrea. Novos letramentos, globalização e ensino de inglês como língua estrangeira. In: ZACCHI, Vanderlei José; STELLA, Paulo Rogério. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: Edufal, 2014.

MONTE MÓR, Walkyria Maria. Prefácio. In: JORDÃO, Clarissa Menezes;

MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia (Orgs.). Formação “Desformatada”: Práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 11-16.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SILVA, Simone Batista. Da técnica à crítica: os letramentos críticos na formação de professores de inglês. Porto Alegre: Editora da Oficina, 2012a.

SILVA, Simone Batista. As contribuições da teoria dos multiletramentos na formação do professor de língua inglesa do ensino básico: Reflexões iniciais. Revista X, v. 1, p. 61-75, 2012b.

SILVA, Simone Batista. Aulas de língua inglesa na contemporaneidade: Espaços para a (re)construção das identidades. Revista Polifonia, v. 21, n. 29, p. 215-233, 2014.

SILVA, Wanderley; SILVA, Simone Batista. EJA, Diversidade e Criatividade: e experiência dos núcleos de diálogos interculturais. In:

RIBEIRO, Ana de Almeida. (Org.). Estudos e práticas em EJA: ampliando olhares. Rio de Janeiro: Caetés, 2016. p. 135-146.

TAGATA, William M. “It’s mine!” Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. In: TAKAKI, Nara Hiroko; MACIEL, Ruberval Franco. (Orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

ZACCHI, Vanderlei José. O conceito de crítica no ensino de língua inglesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, IX., 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação de Linguística Aplicada do Brasil, 2012. p. 1-12.

ZACCHI, Vanderlei José. Novos letramentos e cosmopolitismo na formação de professores de línguas estrangeiras. In:; STELLA, Paulo Rogério. Novos letramentos, formação de professores e ensino de Língua Inglesa. Maceió: Edufal, 2014. pp.137-160.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Feitoza, V. D. de S., & Silva, S. B. da. (2021). Teoria dos letramentos críticos aplicada no ensino de língua inglesa para formação integral dos discentes. Educação, 46(1), e51/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644441233