Políticas públicas municipais para a educação primária em Pelotas, RS, Brasil (1940-1961)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436332

Palavras-chave:

Municipalismo, Políticas municipais, Escolas primárias rurais.

Resumo

O presente artigo examina as políticas municipais para a educação na cidade de Pelotas – RS, de 1940 a 1961, com o objetivo de destacar o envolvimento da municipalidade em relação à abertura de escolas e a normatização do ensino primário. Na análise, de cunho histórico documental, foram consultadas leis, atos, decretos, regimentos e relatórios anuais do município. A investigação demonstrou que, a partir de 1945, houve um considerável aumento de recursos destinados à educação pública municipal. Foram alocadas verbas, principalmente, para a contratação de professores e abertura de escolas primárias isoladas localizadas na zona rural. Tal fato foi incentivado pelo fim da ditadura do governo de Getúlio Vargas, pela criação, em 1942, do Fundo Nacional para o Ensino Primário e pelos encargos que foram atribuídos ao município, a partir da Constituição Federal de 1946, em relação ao financiamento educacional bem como pela influência política do Partido Social Democrata em nível federal, regional e local.

Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Prefeitura Municipal de Pelotas - Professora Endereço: Rua Cândido Portinari, 268 Bairro: Areal Cep: 96077570 Pelotas-RS

Professora da Fundação Universidade Federal de Rio Grande-Furg, Adjunta A, Classe A, Dedicação Exclusiva, Instituto de Educação. Trabalha, principalmente, com as disciplinas de Políticas Públicas e Metodologia da Pesquisa. Trabalhou como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas ministrando as disciplinas de Educação Brasileira e Políticas Públicas da Educação (EBOPP), Teoria e Prática Pedagógica e Estágio de Gestão Escolar. Foi concursada da Prefeitura Municipal de Pelotas como docente na disciplina de História. É Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas onde foi bolsista CNPQ; possui especialização em História do Brasil pela Universidade Federal de Pelotas e Graduação em História pela mesma instituição onde foi bolsista da UFPEL. Está atuando principalmente nos temas de História e Filosofia da Educação com ênfase no estudo dos Patronatos Agrícolas no Brasil e no estudo sobre Educação Rural, ensino primário rural e formação de professores rurais. Atua também na área de políticas públicas educacionais. Membro do NEPEC do If-Sul (Campus CAVG).

Giana Lange do Amaral, UFPEL (Professora Associada) R. Cel. Alberto Rosa, 154 - Centro, Pelotas - RS, 96010-770.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágios de pós-doutorado concluídos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2).

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Vicente, M. de A., & Amaral, G. L. do. (2020). Políticas públicas municipais para a educação primária em Pelotas, RS, Brasil (1940-1961). Educação, 45(1), e56/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644436332