Institucionalização do Modelo da Gestão Integrada da Escola na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro

Auteurs-es

  • Lucia Helena Esteves Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Sandra Regina Holanda Mariano Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Joysi Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Bruno Francisco Batista Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644432139

Mots-clés :

Institucionalização, Modelo de Gestão Integrada da Escola (GIDE), Escolas públicas

Résumé

Este artigo discute, em que medida, as práticas inerentes ao modelo da Gestão Integrada da Escola (GIDE) implementadas nas escolas estaduais do Rio de Janeiro passaram a fazer parte da rotina da organização escolar, ou seja, em que medida foram institucionalizadas ou não. O processo de institucionalização, caracterizado por possuir, pelo menos, três fases, habitualização, objetificação e sedimentação (TOLBERT e ZUCKER, 1999), foi analisado sob a perspectiva dos docentes. Foi realizada uma survey com professores da Rede Estadual de Educação, utilizando o Survey Monkey. O nível de confiança adotado foi de 92% e, tendo como referência o universo em estudo de 54.000 professores, havia a necessidade de alcançar, pelo menos, 156 respondentes. Foram obtidas 189 respostas. Os resultados apontam que a implementação da GIDE organizou e padronizou rotinas administrativas que permitiram a maior organização do sistema educacional do estado. Estas práticas administrativas foram sedimentadas. Entretanto, as práticas pedagógicas dos docentes, em sala de aula, não foram alteradas, ou seja, as mudanças sugeridas pela GIDE não foram extensíveis à sala de aula. Só houve mudança, de fato, nos processos administrativos. Este foi um dos principais achados desta pesquisa: no espaço destinado ao exercício da burocracia profissional não ocorreram mudanças significativas. Uma das principais características deste tipo de estrutura é a autonomia individual que permite grande liberdade de controle do próprio trabalho por parte do profissional, como no caso dos docentes em sala de aula (CLABAUGH e ROZYCKI, 1990; BIDWELL, 2001; MINTZBERG, 2003).

Bibliographies de l'auteur-e

Lucia Helena Esteves Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense, com foco de pesquisa em Educação e Gestão Escolar, com interesses na EaD. Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Sandra Regina Holanda Mariano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF/Volta Redonda). Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo (PPGE/UFF).

Joysi Moraes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora convidada da The University of Nottingham. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFF/Volta Redonda). Doutora em Administração com ênfase em Organizações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Bruno Francisco Batista Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Administração e em Tecnologia em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense. Possui MBA em Gestão Pública com ênfase em didática do ensino superior

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Publié-e

2019-04-04

Comment citer

Pereira, L. H. E., Mariano, S. R. H., Moraes, J., & Dias, B. F. B. (2019). Institucionalização do Modelo da Gestão Integrada da Escola na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Educação, 44, e37/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644432139

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