A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes

Auteurs-es

  • Ana Cláudia Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9914-3700
  • Lilian Roberta Ilha Saccol Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644431621

Mots-clés :

Produção audiovisual, Autoria e coautoria, Tecnologias educacionais em rede.

Résumé

O presente artigo procura compreender de que modo as produções audiovisuais, por meio das tecnologias educacionais em rede, promovem processos de autoria e coautoria dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, qualitativo, seguindo o delineamento de pesquisa ação.  A observação participante e o questionário de autoavaliação foram adotados como instrumentos de produção de dados neste estudo, que teve como público-alvo, estudantes do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de propostas pedagógicas entrelaçadas às tecnologias educacionais em rede, especialmente, a produção audiovisual. A análise de conteúdo foi adotada para a interpretação dos dados, apontando a existência de quatro categorias de análise, quais sejam: tecnologias educacionais em rede; autoria e coautoria; produção audiovisual na escola e aprendizagem/desaprendizagem. Como resultado, os estudantes mostraram-se autores e coautores de seu processo de aprendizagem, a partir da criação de produções audiovisuais.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

Dr. Informática na Educação

Lilian Roberta Ilha Saccol, Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2007). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNICESUMAR, Maringá, e especialista em Mídias na Educação pela UFSM. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede - UFSM. Atualmente atua na rede municipal de educação em Santa Maria, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erlinda Minoggio Vinadé e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes. Integrante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação da UFSM.


Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Tradução Mônica Costa Neto; Sílvia Pimenta. Rio de Janeiro: Brooklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ: 2008.

BRANCHER, Vantoir Roberto. Helena Ferrari Teixeira: entre saberes e representações. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2006.

CUNHA, Eliana. Cinema e escola: uma didática da invenção. In: FRESQUET, Adriana (org.). Aprender com experiências do cinema. Rio de Janeiro: Booklink, CINEAD- LISE- FE/UFRJ: 2009.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação e Cinema na Escola. Teias: Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan/dez, 2007.

FRESQUET. Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; AMANTE, Lúcia. Objetos da escola: Quando novos personagens entram em cena. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23(52), 2015. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/viewFile/1904/1618

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin. Cómo planificar la investigación-acción. 3ª ed. Barcelona: Laertes, 1988.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ªed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

MEDEIROS, Leila Lopes de. Mídias na educação e coautoria como estratégia pedagógica. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 139-150, jan. 2009.

MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola, sob o risco da democracia. In: FRESQUET, Adriana (Org.). Cinema para aprender e desaprender – Currículo de cinema para escolas de Educação Básica. Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual – UFRJ – Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/portal/livros/curriculo_cinema.pdf

MOLLETA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus, 2014.

NEVES, Carmem Moreira de Castro. A pedagogia da autoria. Boletim Técnico do Senac, v. 31, n. 3, set./dez. 2005. Disponível em file:///C:/Users/Usuario/Downloads/328-655-1-SM.pdf

NEVES, Carmem Moreira de Castro; MEDEIROS, Leila Lopes de. Mídias na educação. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: Seed, 2006.

NUNES, Claudia Eliza de Campos. A experiência do cinema para os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e a constituição do imaginário em projetos de cinema nas escolas públicas do Brasil. In: Interfaces: Educação e Sociedade/ Instituto Cenecista de Santo Ângelo. Vol.1, n.1 (jan/jul. 2014). Uberaba: CNEC Edigraf, 2014.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Ruídos na tela... O cinema e a obrigatoriedade nas escolas. In: FRESQUET, Adriana (org). Cinema e Educação: A Lei 13.006 – Reflexões, perspectivas e propostas. Universo produções, 2015. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/portal/livros/Cinema%20e%20eduCa%C3%A7%C3%A3o%20a%20lei%2013.006.pdf

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Isso aqui está virando Brasil... Cinema e produções audiovisuais no espaço da formação de professores. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 10, n. 2, p. 92 – 106 – mai./ago. 2017 ISSN 1983 – 7348 http://dx.doi.org/10.5902/1983734828789

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. O sentido da arte do cinema: a formação do/a professor/a e o imaginário como projeto além-fronteiras na educação. In: TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro (Org.) [et al]. Telas da docência: professores, professoras e cinema. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017a.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual. Porto Alegre, Artmed, 2004.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Televisão e escola: conflito ou cooperação? 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

SILVA, Marco. Os professores e o desafio comunicacional da cibercultura. In: FREIRE, Wendel (org). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

SILVA, Salete Therezinha de Almeida. Desenho animado e educação. In: CITELLI, Adilson (org.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, Rádio, jogos, informática. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro (Org.) [et al]. Telas da docência: professores,

professoras e cinema. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

VALENTE, José Armando. Integração, currículo e tecnologias digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, Alceu; ENGERROFF, Sérgio Nicolau; SILVA, Jolair da Costa (orgs). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.

VILLAÇA, Luiz. O contador de histórias. Direção: Francisco Ramalho Jr.; Marcelo Torres; Denise Fraga, 2009.

Publié-e

2019-09-11

Comment citer

Pavão, A. C. O., & Saccol, L. R. I. (2019). A produção audiovisual no ensino fundamental: uma aposta na autoria e coautoria dos estudantes. Educação, 44, e66/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644431621

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua