A música da amizade. Notas entre filosofia e educação
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644430840Mots-clés :
escuta, amizade, música, educação, filosofiaRésumé
O presente texto trata das relações entre música, filosofia, educação e amizade. Parte de uma leitura do músico italiano Ezio Bosso e faz dialogar ela com autores como F. Ferraro, J. Masschelein e M. Simons, J. L. Nancy, M. Santi, G. Deleuze, C. Lenkensdorf e os zapatistas. Algumas das questões principais que este artigo tematiza são: o papel da escuta, na música e na filosofia; as contribuições da música para pensar o sentido da educação; o papel da busca e do encontro na vida e na educação; o lugar do outro, na música, na filosofia e na educação; o sentido da amizade como forma impessoal no pensamento; o texto recupera palavras de Paulo Freire sobre o valor do coletivo na vida institucional e, por último, faz também uma homenagem a Fúlvio Manara, autor italiano recentemente falecido, significativo no campo das comunidades de investigação filosófica e da educação para a paz.
Références
BOSSO, Ezio. L'intervista di Vanity Fair a Ezio Bosso: «Ogni nota che suono». A cura di Silvia Nucini. Publicato il 11/2/2016. In: http://www.vanityfair.it/people/italia/16/02/11/ezio-bosso-sanremo-2016-foto-chi-e-pianista-malattia-sla-intervista
BOSSO, Ezio. “Under’s one breath”. Publicato il 13.06.2013. In: https://www.youtube.com/watch?v=om5_zl6ORU8
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. L’abécédaire de Gilles Deleuze. Paris: Montparnasse, 1996.
EZLN. La marcha del color de la tierra. México, DF: Rizona, 2001.
FERRARO, Giuseppe. La scuola dei sentimenti. Napoli: Filema, 2010.
HOLLOWAY, John. “El zapatismo y las ciencias sociales en América Latina”. Osal, junio 2001, p. 171-176.
LENKERSDORF, Carlos. Filosofar en clave tojolabal. México, D.F.: Porrúa, 2005. Edición digitalizada para estudiantes de la Universidad Autónoma de Nayarit. Disponible en:https://culturayotredad.files.wordpress.com/2013/09/lenkensdorf.pdf
Visto el 02/01/2017
MANCALERO, Nicoletta. “Chi è Ezio Bosso e 10 cose che non sai sul pianista che con la sua forza di volontà ha vinto la sfida con la musica”. L’Huffington Post. Publicato in 11/2/2016. In: http://www.huffingtonpost.it/2016/02/11/ezio-bosso-pianista-sanremo_n_9206706.html
NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.
NEGRI, Piero. “Ezio Bosso: il pianoforte dono contro la malattia”. La Stampa. Publicato il 20.7.2013. In: http://www.lastampa.it/2013/07/20/spettacoli/ezio-bosso-il-pianoforte-dono-contro-la-malattia-M6Cf7ZYZXhoSlRiIqgp3zO/pagina.html
MASSCHELEIN, Jan. “Pongámonos en marcha”. In: MASSCHELEIN; Jan; SIMMONS, Maarten (eds.) Mensajes educativos en tierra de nadie. Barcelona, Laertes, 2006, p. 21-30.
SANTI, Marina. “Educare in jazz: otto tratti di una nuova pedagogia”. In: KOHAN, Walter; LOPES, Sammy; MARTINS, Fabiana (orgs.) O ato de educar em uma língua inada por ser escrita. Rio de Janeiro: NEFI, 2016, p. 391-402.
SHARP, Ann Margaret. “The other dimension of caring thinking”. Journal of Philosophy in Schools, 1 (1), 2014, p. 16-21.
SHARP, Ann Margaret. Uma nova educação. A comunidade de investigação na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandra, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________