Materialismo Histórico e Dialético em pesquisas do campo curricular: o ensino de História no curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429622

Palavras-chave:

Materialismo Histórico e Dialético, Currículo, Ensino de História.

Resumo

o presente artigo resulta de pesquisa acadêmica que investigou o espaço curricular do ensino de História em Instituições de Educação Superior privadas no curso de licenciatura em Pedagogia. Tomando como premissa a ideia de que analisar o objeto proposto a partir da tese - de que o ensino de História deva ser relevante nos currículos de formação do pedagogo - direciona esses escritos para a análise reflexiva sob a lente teórico-metodológica do materialismo histórico dialético - MHD. Não se assume uma postura de concebê-lo como doutrina, reconhece-se seus limites, mas admite-se que ainda é a tendência que melhor se aproxima dos anseios provocados pela própria teoria crítica de currículo. O objetivo do texto é apresentar elementos epistemológicos e metodológicos - por meio de revisão crítica de literatura - que garantam uma refinada utilização do método de Marx, com as devidas proporções, aplicado ao campo do currículo, sobretudo na esteira das teorias críticas. O objeto teórico aqui proposto é apenas para ilustrar de que forma as categorias teóricas da dialética marxiana e marxistas, como contradição, totalidade e prática social podem ser aplicadas em estudos dessa natureza.

 

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, UniProjeção

Doutor e Mestre em Currículo (UnB). Graduado em História e Pedagogia. Professor da SEDF e do Centro Universitário Projeção.

Lívia Freitas Fonseca Borges, UnB.

Doutora em Sociologia (UnB), Mestra em Edcuação (UnB), graduada em Pedagogia e História. Atual diretora da Faculdade de Educação - UnB.

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Silva, F. T., & Borges, L. F. F. (2018). Materialismo Histórico e Dialético em pesquisas do campo curricular: o ensino de História no curso de Pedagogia. Educação, 43(3), 565–582. https://doi.org/10.5902/1984644429622

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