Sociabilidades adolescentes na escola básica: estado da arte 2004-2013

Auteurs-es

  • Anderson Patrick Rodrigues UFPA
  • Wilma de Nazaré Baia Coelho UFPA

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644426670

Mots-clés :

educação, sociabilidades adolescentes, escola básica.

Résumé

Este artigo objetiva analisar o que dizem Teses e Dissertações sobre sociabilidades adolescentes na Escola Básica, defendidas em Programas de Pós-graduação brasileiros, entre 2004 e 2013; Para o tratamento das informações, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2011) e como aporte metodológico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2006, 2016A, 2016B). Os resultados revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes neste período apresentam a violência como principal agente influenciador de sociabilidades entre adolescentes escolares, além de indicarem a escola como lugar de sociabilidades, logo passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.  

Références

ARAÚJO, Maria Dolores Pinto. Escola, criança favelada e processos de socialização: estudo sobre padrões de socialização no ambiente familiar e na escola. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARBOSA, Daniele de Souza. “Tamo Junto e Misturado!”: um estudo sobre sociabilidade de jovens alunos em uma escola pública. 2007.191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, 2007.

BORTONI-RICARDO, S. Educação em língua materna: a Sociolinguística em sala

de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 15. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

_______________ PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015.

BRUM, Dalva Marisa Ribas. Expressões Juvenis na Cultura Escolar: um olhar para a escola pública. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

CALLEGARO, Carlos Augusto. Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2007.

CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery; KOLLER, Silvia Helena; BARROS, Monalisa Nascimento dos Santos. Adolescência e Psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro/RJ: Conselho Federal de Psicologia, 2002.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Lugar de Formação: A produção Intelectual Sobre Ensino de História na Pós-Graduação Stricto Sensu na Região Norte. Revista História &Ensino, Londrina, v.21, n.2, p. 181-207, jul./dez.2015. Disponível em: <https://ufpa.academia.edu/WilmadeNazar%C3%A9Ba%C3%ADaCoelho>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

_____________. Preconceito e Discriminação para Além da Sala de Aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. In.: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MÜLLER, Tânia Maria Pedroso; SILVA, Carlos Ademir Farias da. (Org.). Formação de Professores, livro didático e Escola Básica. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Preconceito, Discriminação e Sociabilidades na Escola Básica. In.: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MÜLLER, Tânia Maria Pedroso; SILVA, Carlos Ademir Farias da. (Org.). Formação de Professores, livro didático e Escola Básica. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

____________.Formação de Professores no Brasil: notas e contextos. Revista Documento/monumento. Vol. 15.N.1. set. 2015. Disponível em: <https://ufpa.academia.edu/WilmadeNazar%C3%A9Ba%C3%ADaCoelho>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

FERRÃO, Aline de Araújo. A violência na Escola e o seu papel de Socialização. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011.

FERREIRA, Antônio Eustáquio. Função Paterna e Sociabilidade Violenta em Jovens escolares. 2012. 271 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012.

GONÇALVES, Lilia Neves. Educação Musical e Sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia-MG nas décadas de 1940 a 1960. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

HENN, Roanldo Cesar, et.al. Transformações do Acontecimento nas redes Sociais: das mobilizações contra a homofobia à crise de dupla sertaneja. Brazilian Journalism Researche: Mídias Digitais, Convergências e Prática Jornalística: desafios e perspectivas. V. 8. N°1, 2012.

LEITE, Gelson Antonio. Juventude e Socialização: os modos do ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte - MG. 2011.190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

LEVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1996;

______. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1997;

______. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998;

______. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998;

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999

LIMA, Emanoel José Batista de. Adolescentes e Jovens e suas Bases de Apoio: relações de amizade com suporte social no enfrentamento à violência. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.

MEINERZ, Carla Beatriz. Adolescente no pátio, outra maneira de viver a escola: um estudo sobre a sociabilidade a partir da inserção escolar à periferia urbana. 2005. 206 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

MONZELI, Gustavo Arthur. Em Casa, na Pista ou na Escola é Tanto Babado: espaços de sociabilidade de jovens travestis. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Educacional) – Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, 2013.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Na “Periferia” da Quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. 188 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, 2010.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, Tecnologia e Sociabilidade na Educação Física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do Plano CEIBAL e do PROUCA. 2012. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

POUZAS, Ubiratan Santos. Lazer, Juventude E Ensino Médio/Técnico: um estudo sobre as tensões estabelecidas entre os processos de escolarização e lazer no Coltec. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Mestrado em Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

RAMIREZ, Rosa Eulógia. Perfil dos Valores Juvenis Contemporâneos: uma análise comparativa entre escolas particulares e públicas da capital e do interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2008.

SANTOS, Claudemir José dos. Futebol se Aprende na Escola: novas práticas de sociabilidade esportiva no contexto urbano. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2007.

TIGRE, Maria das Graças do Espírito Santo. Escola, Juventude e Violência: um estudo no ensino médio. 2013. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2013.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran. Educação Física Escolar e Relações De Gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Física) - Universidade Estadual De Campinas, 2012.

VILLAS, Sara. Formas de Sociabilidade entre Alunos de uma Escola de Ensino Médio/Técnico. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

VIEIRA, Inês Almeida. “Delicadeza e Espírito de Grupo”: o basquetebol como invenção cultural. 2009. 173 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Ceará, 2009.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-28

Comment citer

Rodrigues, A. P., & Baia Coelho, W. de N. (2017). Sociabilidades adolescentes na escola básica: estado da arte 2004-2013. Educação, 42(3), 521–534. https://doi.org/10.5902/1984644426670

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua