Adolescents sociabilities in the basic school: state of art 2004-2013

Authors

  • Anderson Patrick Rodrigues UFPA
  • Wilma de Nazaré Baia Coelho UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644426670

Keywords:

Education, Young sociabilities, Basic school

Abstract

This research aims to analyze what Theses and Dissertations say about adolescents sociabilities in the Basic School, defended in Brazilian Postgraduate Programs between 2004 and 2013; For the treatment of the information, we used the content analysis of Bardin (2011) and as a methodological contribution we used Bourdieu (1989, 1996, 2003 and 2014) and Coelho (2015; 2016A, 2016B). The results show that the study on teenage sociabilities in this period presents violence as the main influencing agent of sociabilities among school adolescents, besides indicating the school as a place of sociability, soon to be rearranged in the relations of power present in the same, which ratifies The importance on the study of adolescent sociabilities in the Basic School.

References

ARAÚJO, Maria Dolores Pinto. Escola, criança favelada e processos de socialização: estudo sobre padrões de socialização no ambiente familiar e na escola. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BARBOSA, Daniele de Souza. “Tamo Junto e Misturado!”: um estudo sobre sociabilidade de jovens alunos em uma escola pública. 2007.191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, 2007.

BORTONI-RICARDO, S. Educação em língua materna: a Sociolinguística em sala

de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 15. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

_______________ PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015.

BRUM, Dalva Marisa Ribas. Expressões Juvenis na Cultura Escolar: um olhar para a escola pública. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

CALLEGARO, Carlos Augusto. Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2007.

CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery; KOLLER, Silvia Helena; BARROS, Monalisa Nascimento dos Santos. Adolescência e Psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro/RJ: Conselho Federal de Psicologia, 2002.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Lugar de Formação: A produção Intelectual Sobre Ensino de História na Pós-Graduação Stricto Sensu na Região Norte. Revista História &Ensino, Londrina, v.21, n.2, p. 181-207, jul./dez.2015. Disponível em: <https://ufpa.academia.edu/WilmadeNazar%C3%A9Ba%C3%ADaCoelho>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

_____________. Preconceito e Discriminação para Além da Sala de Aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. In.: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MÜLLER, Tânia Maria Pedroso; SILVA, Carlos Ademir Farias da. (Org.). Formação de Professores, livro didático e Escola Básica. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Preconceito, Discriminação e Sociabilidades na Escola Básica. In.: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MÜLLER, Tânia Maria Pedroso; SILVA, Carlos Ademir Farias da. (Org.). Formação de Professores, livro didático e Escola Básica. São Paulo: Livraria da Física, 2016.

____________.Formação de Professores no Brasil: notas e contextos. Revista Documento/monumento. Vol. 15.N.1. set. 2015. Disponível em: <https://ufpa.academia.edu/WilmadeNazar%C3%A9Ba%C3%ADaCoelho>. Acesso em: 07 de novembro de 2016.

FERRÃO, Aline de Araújo. A violência na Escola e o seu papel de Socialização. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2011.

FERREIRA, Antônio Eustáquio. Função Paterna e Sociabilidade Violenta em Jovens escolares. 2012. 271 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2012.

GONÇALVES, Lilia Neves. Educação Musical e Sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia-MG nas décadas de 1940 a 1960. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

HENN, Roanldo Cesar, et.al. Transformações do Acontecimento nas redes Sociais: das mobilizações contra a homofobia à crise de dupla sertaneja. Brazilian Journalism Researche: Mídias Digitais, Convergências e Prática Jornalística: desafios e perspectivas. V. 8. N°1, 2012.

LEITE, Gelson Antonio. Juventude e Socialização: os modos do ser jovem aluno das camadas médias em uma escola privada de Belo Horizonte - MG. 2011.190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

LEVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1996;

______. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 1997;

______. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998;

______. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998;

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999

LIMA, Emanoel José Batista de. Adolescentes e Jovens e suas Bases de Apoio: relações de amizade com suporte social no enfrentamento à violência. 2005. 128 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.

MEINERZ, Carla Beatriz. Adolescente no pátio, outra maneira de viver a escola: um estudo sobre a sociabilidade a partir da inserção escolar à periferia urbana. 2005. 206 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

MONZELI, Gustavo Arthur. Em Casa, na Pista ou na Escola é Tanto Babado: espaços de sociabilidade de jovens travestis. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Terapia Educacional) – Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos, 2013.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Na “Periferia” da Quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. 188 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, 2010.

PIOVANI, Verônica Gabriela Silva. Escola, Tecnologia e Sociabilidade na Educação Física: intercâmbios pedagógico-culturais no âmbito do Plano CEIBAL e do PROUCA. 2012. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

POUZAS, Ubiratan Santos. Lazer, Juventude E Ensino Médio/Técnico: um estudo sobre as tensões estabelecidas entre os processos de escolarização e lazer no Coltec. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Mestrado em Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

RAMIREZ, Rosa Eulógia. Perfil dos Valores Juvenis Contemporâneos: uma análise comparativa entre escolas particulares e públicas da capital e do interior do Estado do Rio Grande do Sul. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2008.

SANTOS, Claudemir José dos. Futebol se Aprende na Escola: novas práticas de sociabilidade esportiva no contexto urbano. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2007.

TIGRE, Maria das Graças do Espírito Santo. Escola, Juventude e Violência: um estudo no ensino médio. 2013. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2013.

UCHOGA, Liane Aparecida Roveran. Educação Física Escolar e Relações De Gênero: risco, confiança, organização e sociabilidades em diferentes conteúdos. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Física) - Universidade Estadual De Campinas, 2012.

VILLAS, Sara. Formas de Sociabilidade entre Alunos de uma Escola de Ensino Médio/Técnico. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

VIEIRA, Inês Almeida. “Delicadeza e Espírito de Grupo”: o basquetebol como invenção cultural. 2009. 173 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Ceará, 2009.

Published

2017-12-28

How to Cite

Rodrigues, A. P., & Baia Coelho, W. de N. (2017). Adolescents sociabilities in the basic school: state of art 2004-2013. Education, 42(3), 521–534. https://doi.org/10.5902/1984644426670

Issue

Section

Continuous Demand