A relação trabalho-educação no organização do trabalho pedagógico da escola capitalista
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464448987Palabras clave:
Pedagogical work, School, Capitalism.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464448987
Analisa-se a relação trabalho-educação no projeto de formação humana na escola capitalista, tomando como fenômeno de estudo a organização do trabalho pedagógico, isto é, as relações e processos que se estabelecem entre os sujeitos da escola (professores e estudantes) e o conhecimento apreendido por estes durante a vida escolar. Para tanto, organizou-se o texto em duas partes: a primeira trata da relação trabalho-educação como fenômeno próprio do ser humano, cujas características históricas cindem a relação do ser com o trabalho e, em decorrência disso, com seus processos educativos; a segunda parte trata da organização do trabalho pedagógico na escola capitalista, na qual evidenciamos que as duas categorias principais que dotam de sentido a formação dos estudantes na escola são a empregabilidade e o disciplinamento para a esfera produtiva.
Palavras-chave: trabalho pedagógico, escola, capitalismo
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________