Bendíce me en el marafo: fundamentos de Educación, Pedagogías y Culturas en terrazas del interior de Rio Grande do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470008

Palabras clave:

Educación, Terrazas, Pedagogías culturales

Resumen

Bendecir se en el marafo implica estar de acuerdo com lãs dinámicas religiosas, además, que seamos conscientes de lãs secuencias rituales que envolverán nuestros cuerpos y producirán subjetividades. El texto que sigue es el resultado de entrevistas semiestructuradas com siete líderes de terrazas del interior de Rio Grande do Sul. El objetivo es describir la comprensión de los colaboradores sobre los conceptos de Educación, Pedagogías y Culturas, como elementos involucrados em la tradición oral, entendida como práctica educativa esencial para cuestionar la dinámica educativa de lo sagrado. El texto está organizado entres subtemas: Establecer el conocimiento (los fundamentos); Pedagogías: herramientas disciplinares para educar-enseñar (Tecnología de la educación); y Culturas: contextos que brindan oportunidades para diferentes lecturas de la Educación (inseparabilidad de los tres conceptos). Estos conceptos (Educación, Pedagogías y Culturas) señalan, respectivamente: el principio más amplio de lo que sabemos, enseñaremos y las estrategias de aprendizaje utilizadas. La segunda guiada por la praxis dialógica del saber ser y cuidarse. Y, la tercera, instituida por el abanico de saberes que fundamentarán cada elección, actitud, elaboración y ejecución de las prácticas educativas. Es en la interacción de estos tres que comprenderemos los procesos de pedagogización que nos forjan y que involucrarán siempre relaciones de poder y saber, que no están conectadas sólo por entresijos ideológicos, ya que el saber está subordinado a las tramas de poder, conceptual teórico campos y estrategias didáctico-pedagógicas. El conocimiento será siempre el resultado de un complejo cultural, que puede ser pedagogizado por diferentes sesgos, constituido por líneas de fuerza que se disputarán quién debe entrar em el orden discursivo y quién no.

Biografía del autor/a

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes, pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL) e Técnico em Enfermagem (SENAC/ COREN - RS). Pesquisador do CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Exerceu, dentre outras, a função de Pró-reitora de Extensão e Cultura. Concluiu doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa sanduíche no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Portugal). Possui experiência nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas populares, infância, representações sociais e identidade social.

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Publicado

2023-09-01

Cómo citar

Soares, R. L., & Bussoletti, D. M. (2023). Bendíce me en el marafo: fundamentos de Educación, Pedagogías y Culturas en terrazas del interior de Rio Grande do Sul. Educación, 48(1), e98/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470008