Narrativas históricas: ensaiando movimentações de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda de Rio Grande/ RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644434184Palavras-chave:
Narrativas históricas, Ensino de danças, QuimbandaResumo
Neste artigo problematizo como os saberes em torno das narrativas de experiências históricas foram recorrentes ao produzir análises acerca do ensino de danças de exus e pombagiras, em terreiros de Quimbanda, na cidade do Rio Grande/ RS. Utilizei, para tanto, discussões sobre ensino relacionadas a dois conceitos: conhecimento histórico e usos do passado. Ensinar, ainda que não seja uma premissa de todos(as) os(as) participantes do estudo, coloca em debate artefatos ou técnicas, que substanciam os movimentos dos corpos dos(as) filhos(as) de santo dos(as) dirigentes de terreiros. O aporte teórico está centrado nos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista e as narrativas foram produzidas a partir de roteiros estruturados, sendo os dados analisados sob uma Análise Cultural. Considero que o conhecimento é transitório e que produz, a partir de narrativas históricas, sujeitos religiosos por meio das danças. Desse modo, especifico que os saberes e o ato de ensinar não são processos definitivos e que apresentam conexões de proximidade com histórias que forjam os terreiros.
Referências
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro [Org.]. História na Sala de Aula, conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Editora Contexto, 2010, pp. 37-48.
CONNELLY, Michel. e CLANDININ, Jean. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: LARROSA, Jorge Bondía. Déjame que te Cuente. Barcelona: Ed. Laertes, 1995.
DELEUZE, Giles. O que é um dispositivo? In: O mistério de Ariana. Lisboa: Ed. Veja, 1996. pp. 83-96.
DELEUZE, Giles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade? 2014. pp. 415 – 426. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v19n3/a07v19n3.pdf. Acesso em: 09 de mai. de 2018.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. [Org.] Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamento na formação de professores. Aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
DIAS, Rosimeri de Oliveira; PELUSO, Marilena dos Reis; BARBOSA, Márcia Helena Uchôa. Conversas entre micropolítica e formação inventiva de professores. Revista Mnemosine, vol. 9, nº. 1, pp. 224 - 237, 2013. Disponível em: http://www.mnemosine.com.br/ojs/index.php/mnemosine/article/viewFile/283/pdf_26 6. Acesso em: 11 de jun. 2018.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Uma introdução aos estudos culturais. Revista FAMECOS. Porto Alegre. 1998. pp. 87 – 97. Disponível em: http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf Acesso em: 16 de mai. de 2018.
FOUCAULT, Michel. Repensar a política / Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. [Trad.] Luiz Felipe Baeta Neves. 5ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER,
Martín; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2004. pp. 64-89.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas: cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HARTOG, François; REVEL, Jacques. Les usages politiques du passé. Paris, Ed. EHESS, 2001.
KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira [Org.]. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, p.52-60.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. nº. 19. São Paulo, pp. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazeirosa e consequente. In: KARNAL, Leandro [Org.]. História na Sala de Aula, conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Editora Contexto, 2010, pp. 17-36.
PRADO FILHO, Kleber. Desnaturalizar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do, MARASCHIN, Cleci [Orgs.]. Pesquisar na diferença. Um abecedário. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2012, p. 73.
PRANDI, Reginaldo. Herdeiras do Axé: Sociologia das religiões afrobrasileiras. São Paulo: Hucitec. 1996.
RODOLPHO, Adriane Luísa. Entre a hóstia e o almoço. Um estudo sobre o sacrifício na Quimbanda. Dissertação de Mestrado, PPGAS, UFRGS, 1994.
ROCHA, Marisa Lopes da. Falando de pesquisa-intervenção na formação escolar. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira [Org.]. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, pp. 42-60.
SOARES, Rodrigo Lemos. “Quero ver balanciar!” o ensino de danças de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda do Rio Grande/RS / Rodrigo Lemos Soares. – 2018. 200p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em História, Rio Grande/RS, 2018. Disponível em: https://argo.furg.br/?BDTD11964 Acesso em: 11 de out. de 2019.
VARELLA, Flávia; MOLLO, Helena Miranda; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; MATA, Sérgio da [Orgs.]. Tempo presente e usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; VEIGA-NETO, Alfredo. Estudos Culturais da Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, 136p. (Coleção Temas & Educação).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________