Narrativas históricas: ensaiando movimentações de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda de Rio Grande/ RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434184

Palavras-chave:

Narrativas históricas, Ensino de danças, Quimbanda

Resumo

Neste artigo problematizo como os saberes em torno das narrativas de experiências históricas foram recorrentes ao produzir análises acerca do ensino de danças de exus e pombagiras, em terreiros de Quimbanda, na cidade do Rio Grande/ RS. Utilizei, para tanto, discussões sobre ensino relacionadas a dois conceitos: conhecimento histórico e usos do passado. Ensinar, ainda que não seja uma premissa de todos(as) os(as) participantes do estudo, coloca em debate artefatos ou técnicas, que substanciam os movimentos dos corpos dos(as) filhos(as) de santo dos(as) dirigentes de terreiros. O aporte teórico está centrado nos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista e as narrativas foram produzidas a partir de roteiros estruturados, sendo os dados analisados sob uma Análise Cultural. Considero que o conhecimento é transitório e que produz, a partir de narrativas históricas, sujeitos religiosos por meio das danças. Desse modo, especifico que os saberes e o ato de ensinar não são processos definitivos e que apresentam conexões de proximidade com histórias que forjam os terreiros.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas/ Programa de Pós-Graduação em Educação/ Doutorado - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS)

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de PósGraduação
Educação em
Ciências: química da vida e saúde em ampla parceria entre FURG UFRGS
UFSM,
na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na
constituição dos sujeitos; Especialista em Educação Física Escolar pela PósGraduação
em Educação Física escolar do Instituto de Educação FURG;
Aluno/ pesquisador do
Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO FURG)
e também, do grupo de pesquisas Sexualidade e Escola (GESE FURG).
Graduando do curso de
Pedagogia Licenciatura/
FURG. Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica,
na Educação Popular em cursos PréENEM
no componente curricular de Sociologia e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação
da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física Licenciatura
e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta
instituição.

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Soares, R. L., & Dillmann, M. (2020). Narrativas históricas: ensaiando movimentações de exus e pombagiras em terreiros de Quimbanda de Rio Grande/ RS. Educação, 45(1), e27/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644434184