A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, a autoproteção branca, o pesquisador branco e o objetivo-fim

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644462742

Palabras clave:

branquitude, objetivo fim, autoproteção branca., movimento negro

Resumen

Neste artigo tratarei da invisibilização da produção científica negra promovida pelos brancos acadêmicos. Darei ênfase ao pioneirismo do Guerreiro Ramos para se pensar a identidade racial branca no mundo, abordarei a importância de Maria Aparecida da Silva Bento a respeito do tema branquitude no Brasil. Além disso, descreverei o papel do movimento negro como escola informal e a prática do branco se proteger quando entra em disputa com o negro. Por fim, questionarei o papel do branco pesquisador que procura buscar sua paz quando a realidade social o incomoda. Isto é, o fato do branco, investigador da branquitude, se encontrar no lugar de opressor e de explorador racial pode levá-lo a apresentar rapidamente uma solução para problema. Ou talvez seja uma saída ligeira para o seu próprio desconforto. A minha análise também levará em conta uma autorreflexão, a minha educação “informal”, ou seja, o conhecimento que adquiri com os meus encontros com alguns personagens do movimento negro. 

Biografía del autor/a

Lourenço Conceicao Cardoso, UNILAB

Lourenço Cardoso. Professor do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Araraquara. Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (UC) e Centro de Estudos Sociais. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenador do Grupo de Pesquisa e de Extensão “Leituras de Rua”. Autor do livro O branco ante a rebeldia do desejo: Um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional. A branquitude acadêmica. Volume 2. Curitiba. Editora Appris, 2020. E-mail: lourencoccardoso@unilab.edu.br.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

Cardoso, L. C. (2022). A branquitude acadêmica, a invisibilização da produção científica negra, a autoproteção branca, o pesquisador branco e o objetivo-fim. Educación, 47(1), e72/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644462742