Jung, Hillman e a educação: por outras lógicas na formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448055

Palabras clave:

Formação estética docente, Arquétipo da criança, Função sentimento

Resumen

Como profissão relacional, a docência convoca à ampliação do olhar e da escuta para suspeitar dimensões além das fronteiras demarcadas pela unilateralidade da função pensamento. Que formação poderia contribuir para abrir passagens nessas fronteiras? Este artigo tematiza a formação docente, baseando-se em dados de duas pesquisas que, desenvolvidas com autorias e tempos distintos, privilegiaram o encontro com professoras em exercício e/ou em formação inicial, mediado pelas linguagens artístico-expressivas, propondo e discutindo perspectivas de formação estética. Um fio que atravessa as duas pesquisas é o conceito junguiano de arquétipo da criança e, com ele, o núcleo da discussão proposta para o artigo é tecido, visando apresentar as contribuições de Carl Gustav Jung e James Hillman para a educação e, sobremaneira, para a formação docente. Acolher a teoria dos arquétipos, visibilizar a criança simbólica que habita o indivíduo e destacar a função sentimento, conteúdos presentes na teoria dos referidos autores, possibilitou refletir e perspectivar sobre a necessária (res)significação da jornada de formação e reafirmar: é preciso abrir espaço a outras lógicas, de modo a aproximar consciente e inconsciente,  cultivar e agregar outras forças que influenciam a ação humana, integrar pensamento e sensibilidade, poesia e saber científico.

Biografía del autor/a

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense, Niteroi, Rio de Janeiro

Professora Associada III da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, doutora em Educação pela Unicamp, atua na graduação (Pedagogia) e na Pós-graduação em Educação (mestardo e doutorado). Lider do Grupo de pesquisa FIAR.

Cristiana Garcez dos Santos Seixas, Psicóloga e biblioterapeuta autônoma.

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018), graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2010), é especialista em Arteterapia pela Clínica POMAR (2016).

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Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Ostetto, L. E., & Seixas, C. G. dos S. (2021). Jung, Hillman e a educação: por outras lógicas na formação docente. Educación, 46(1), e45/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644448055