A relação entre o campo de possibilidades e o projeto de vida de jovens em situação de conflito escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447403

Palabras clave:

Juventudes, Conflito Escolar, Campo de Possibilidades, Projeto de Vida.

Resumen

O artigo suscita a discussão sobre a relação da juventude e seu projeto de vida, oriunda de uma oficina nominada ‘Escola de Liderança’, realizada com jovens que se encontravam em situação de conflito escolar e que, de algum modo, manifestavam liderança entre seus pares. Através de um questionário aplicado para refletirem sobre o futuro a partir do tempo atual, e com os dados sociodemográficos encontrados nas fichas de matrícula destes jovens, tornou-se possível problematizar qual seria a relação entre o campo de possibilidades existentes com o projeto de vida destes jovens em conflito escolar. Trata-se de um estudo interdisciplinar, qualitativo, descritivo, exploratório e bibliográfico. Constata-se que o contexto social e o campo de possibilidades desses jovens traçam seus projetos de vida, muitos baseados em desejos e objetos representativos de ostentação, luxo e poder – os quais podem ser acessados sobretudo pela via da criminalidade, uma vez as atuais condições sociais existentes e que se encontram vinculados.

Biografía del autor/a

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em Educação (2002). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Atualmente é pesquisadora e professora no curso de Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce.  

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Aluno do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia. Professor e pesquisador na UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce.

Ana Cristina Marques Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. Licenciada em Química e Bacharel em Ciências Biológicas. É servidora pública estadual de carreira da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Lorena Silva Vitório, Universidade Vale do Rio Doce

Advogada. Mestra em Gestão Integrada de Território da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE), com bolsa da CAPES. Graduada em Direito.

Aline Santos Pessotti de Oliveira, Universidade Vale do Rio Doce

Graduada em Psicologia da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE). Foi bolsista da FAPEMIG na graduação no projeto de pesquisa "Relação com o saber e a escola: um estudo com jovens em situação de conflito escolar".

Citas

ACSELRAD, Márcio. Por uma visão crítica de minoria. Crítica cultural, v. 1, n. 1, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/86. Acesso em: 06 dez. 2018.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Seleção, organização, introdução e notas de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 251 p, 2010.

CHARLOT, Bernard. “O conflito nasce quando o professor não ensina”. Revista Nova Escola, nº 195, outubro de 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/bernard-charlot-conflitonasce-quando-professor-nao-ensina-609987.shtml Acesso em 03 mar 2020.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. Trad. Jacqueline Valpassos. Summus: São Paulo, 2009.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural; in: Dayrell, J. Múltiplos Olhares sobre educação e Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG,1996.

FARIA, Ana Amélia Cyprest; BARROS, Vanessa de Andrade. Tráfico de drogas: uma opção entre escolhas escassas. Psicologia & Sociedade; 23 (3): 536-544, 2011.

HAESBAERT, Rogério. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005.

HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste. Rio de Janeiro: EDUFF, 1997.

LECCARDI, Carmen. Por um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tempo Social. Volume 17, número 2, novembro de 2005.

MAILHIOT, Gerald Lewin: A Obra e o Homem. In: Dinâmica e Gênese dos Grupos. 2ª Edição. Ed. Livraria Duas Cidades, São Paulo. 1973.

MARANGON, Cristiane e BENCINI, Roberta. Bernard Charlot: "O conflito nasce quando o professor não ensina". 2006. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/871/bernard-charlot-o-conflito-nasce-quando-o-professor-nao-ensina. Acesso em 05 dez 2018

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

NONATO, Symaira; VILLAS, Sara. Juventudes e Projeto de Futuro. 1ª ed. Belo Horizonte: Ed.: UFMG, 2014.

OLIVEIRA, Aline Santos Pessotti de; OLIVEIRA, Renata Greco de; LEMOS, Ana Cristina Marques. O jovem em situação de conflito com a escola. In: XII Colóquio Internacional: 'Educação e Contemporaneidade', 2018, Sergipe. Educação, Trabalho e Juventude, v. 12. p. 1-14, 2018.

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337 – 356, set./dez. 2015. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1984723816322015337/pdf_97. Acesso em 05 dez 2018.

PEREIRA, Marcelo Garrido. O imperativo situacional do ensino: em busca do lugar negado e do território perdido. In:_(Orgs.) CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Sousa; CALLAI, Helena Copeti. Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, p. 173-185, 2012.

SANTOS, Rosane Barreto Ramos dos; QUEIROZ, Paulo Pires de. Práticas pedagógicas interculturais: (re)conhecendo as diferenças em sala de aula. Educação. Santa Maria. v. 46. p. 1-18. 2021.

SÉGUIN, Elida. Minorias e grupos vulneráveis: uma abordagem jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

Nonato, E. M. N., Novaes, E. C., Lemos, A. C. M., Vitório, L. S., & Oliveira, A. S. P. de. (2022). A relação entre o campo de possibilidades e o projeto de vida de jovens em situação de conflito escolar. Educación, 47(1), e13/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644447403