Formação continuada de professores da educação superior no IFTM, no município de Uberaba (MG) – “modelo” de transformação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444237

Palabras clave:

Educação Superior, Formação Docente, “Modelo” de transformação Docente.

Resumen

Este artigo faz reflexões sobre professores que atuam na educação superior do IFTM, no município de Uberaba – MG, e a partir daí, ressalta alguns dilemas da profissão docente que justificam a construção de um “modelo” de transformação continuada docente. A proposta do modelo está alicerçada nas políticas educacionais vigentes, nos conhecimentos científicos da área e em uma investigação de natureza empírica. A escolha da educação superior se deu pelo fato de se tratar de uma realidade recente no IFTM e, por isso, apresenta desafios que estão exigindo estudos e análises. A pesquisa teve como referencial teórico o método materialista histórico dialético. Todavia, buscou-se a contribuição de autores com outros enfoques para facilitar a compreensão do contexto analisado repleto de contradições. Embora a proposta de criação dos Institutos Federais, segundo Pacheco (2011), tenha ocorrido na perspectiva do materialismo histórico dialético, a forte tradição tecnicista da instituição faz com que a proposta se insira em um contexto de contradições atreladas às expectativas neoliberais e economicistas. Refletir sobre essas contradições possibilita a compreensão do contexto em uma perspectiva diferente do habitual na instituição. A análise empírica remete a um contexto que ao ser conhecido revela suas características organizacionais, os sujeitos que ali atuam e a cultura organizacional. Conclui-se que refletir sobre a função de promover o desenvolvimento das atividades mentais superiores responsáveis pelo processo de humanização do homem e finalidade específica da educação escolar é inerente ao “modelo” de transformação docente.

Biografía del autor/a

Elisabete Ferreira Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Atua na Coordenação Geral de Pós-graduação da Pró-reitoria de P-os-graduação, Pesquisa e Inovação do IFTM.

Welisson Marques, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica no IFTM.

Citas

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Publicado

2022-01-28

Cómo citar

Borges, E. F., & Marques, W. (2022). Formação continuada de professores da educação superior no IFTM, no município de Uberaba (MG) – “modelo” de transformação. Educación, 47(1), e02/ 1–35. https://doi.org/10.5902/1984644444237