Mestrado em Educação: contribuição da formação continuada para docentes de Institutos Federais Brasileiros e da Demanda Social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442552

Palabras clave:

Áreas de Educação e Gestão, Educação Agrícola, Perfil de egressos.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o perfil dos egressos da área de Educação e Gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, docentes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil (IFECT) e da Demanda Social, e ratificar a contribuição do Programa na qualificação desses profissionais. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e quantitativa, com levantamento de dados sobre os sujeitos participantes e aplicação de questionário. Os resultados demonstraram maioria do sexo feminino (62,75%), formados em Pedagogia (21,57%) e Letras (15,69%), idade na titulação entre 35 a 45 anos (49,02%) e provenientes da região Sudeste (47,06%). Verificou-se que, após a conclusão do mestrado, grande parte permaneceu na atividade docente (74,51%) na sua instituição de origem (78,43%). Ficou estabelecido ainda que o Programa tem contribuído para a qualificação dos docentes, seja em aprimoramento técnico científico, satisfação pessoal e/ou ascensão profissional, apontado por 98,04% dos informantes.

Biografía del autor/a

Marize Setubal Sampaio, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Letróloga

Mestre em Educação Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Nádia Maria Pereira Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Profissional de Educação Física

Mestre em Educação Física

Doutor em Ciências Sociais

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Gilmar Ferreira Vita, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Biólogo, Gestor Ambiental

Mestre em Biologia Animal

Doutor em Biologia Animal

Pós-Doutorando em Educação Agrícola

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

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Publicado

2022-05-20

Cómo citar

Sampaio, M. S., Souza, N. M. P., & Vita, G. F. (2022). Mestrado em Educação: contribuição da formação continuada para docentes de Institutos Federais Brasileiros e da Demanda Social. Educación, 47(1), e32/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644442552