Clínica dialógica e relação aos saberes em situações extremas: à escuta dos relatos de adolescentes doentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440154

Palavras-chave:

Clínica Dialógica, Relação ao saber, Classe hospitalar

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer como os adolescentes hospitalizados se sentem em relação à sua vivência como um paciente crônico grave, excetuando-se aqui os pacientes neurológicos severos e os com problemas psicológicos graves, e que saberes esses sujeitos desenvolvem durante o período de hospitalização. Trabalhou-se com cinco adolescentes com cânceres de diferentes etiologias, com idades compreendidas entre 13 e 19 anos. Todos os adolescentes foram atendidos no hospital seguindo o método das Conversas Fenomenológicas (FERNANDES, 2017). O objetivo foi questionar as diferentes hipóteses possíveis sobre o papel da escolarização para o adolescente gravemente doente e sua relação com o saber neste momento de dificuldade física e de supressão do direito à escola. Como resultado, percebeu-se que o estudo regular não lhes faz falta, pois o que eles querem é falar sobre si mesmos, sobre tudo o que lhes acontece, sobre a doença, seus sentimentos, sua maneira de ver o mundo e tudo sobre o que nunca pensaram. Sua relação com a classe hospitalar parece inaugurar uma nova relação com o saber escolar, ainda não inaugurada pela escola.

Biografia do Autor

Martine Lani-Bayle, Université de Nantes

Sciences de l'Éducation

Sandra Farias Maia-Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Linguística

Referências

CIFALI, Mireil. Démarche Clinique. Conférence au Salon des apprentissages individualisés et personnalisés. Novembre de 1993.

De GAULEJAC, Vincent. et ROY, S. Sociologies Cliniques, Epi – Desclée de Brouwer, 1993.

DELORME, Odile. (dir.) Etre malade et apprendre. Lyon : Chronique Sociale, 2000.

Dictionnaire étymologique et historique du Français. Paris : Larousse, 1964, 1993.

FERNANDES, Marcel Walline Carvalho Ferraz. Percepções fenomenológicas acerca da educação em turismo. Tese de doutorado. Doutorado em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí. Santa Catarina, Balneário Camburiú: 2017, 237 p.

FIKFAK, Jurij. “Entre la partie et le tout”. Revue des sciences sociales [on-line], 60 | 2018, publicado em 15 de dezembro de 2018. Dsiponível em: http://journals.openedition.org/revss/1742 ; DOI : 10.4000/revss.1742. Acesso em: 21 mar. 2019.

FLACH, Fréderic. Resilience: how to bounce back when the going get tough!. New York: Hatherleigh Press, 1988.

FONSECA, Eneida Simões da. O lúdico no desenvolvimento e na aprendizagem da criança hospitalizada. In PÉREZ- RAMOS, Aidyl Queiroz; OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Brincar é saúde: o lúdico como estratégia preventiva. Rio de Janeiro: WAK. 2010. p.203-224.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.

FREIRE, Paulo. A sombra desta mangueira. São Paulo : Olho d’Água, 4a. ed., 2001(a)

IMBERT, François. A propos de la démarche clinique. Cahier Pédagogique, n° 234, p. 148, mai 1995.

JOBIM e SOUZA, S. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Coleção Magistério. Campinas : Papirus, 3a ed.,1996.

LAINE, Alex. Faire de sa vie une histoire: Théories et pratiques de l’histoires de vie en formation. Paris : Desclée de Brouwer, 1998.

LANI-BAYLE, Martine. Les sciences de l’éducation en question. Recueil de Cahiers. 23, 29, 31 et 37. 2002.

MAGALHÃES, Izabel. Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000, 181 p.

MAIA-VASCONCELOS, Sandra. Penser l’école et la construction des savoirs: une étude menée auprès d’adolescents cancéreux. 500f. Tese (Doutorado em Sciences de l’Éducation) – Université de Nantes, Nantes, 2003.

MAIA-VASCONCELOS, Sandra. Penser l’école et la construction des savoirs. Berlim: Editions Universitaires Européennes, 2010.

MAIA-VASCONCELOS, Sandra. Formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, jan./abr. 2015.

MONNERAY, Yves de la. La Parole rééducatrice: la relation d’aide à l’enfant en difficulté scolaire. Paris : Dunod, 1995.

PECHEUX, Michel. Discurso: estrutura et acontecimento. Illinois University Press. Trad. E. Orlandi. Campinas: Pontes, 1983.

SIBONY, Daniel. Entre-deux: l’origine en partage. Paris : Seuil, 1991

VILLIERS, Guy. La démarche clinique en sciences humaines. in: RENAULD d’ALLONES, C. et al. Histoire de vie comme méthode clinique. Paris: Dunod, 1989.

Publicado

2020-03-20

Como Citar

Lani-Bayle, M., & Maia-Vasconcelos, S. F. (2020). Clínica dialógica e relação aos saberes em situações extremas: à escuta dos relatos de adolescentes doentes. Educação, 45(1), e15/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644440154

Edição

Seção

Dossiê – Desafios no âmbito escolar hospitalar e/ou domiciliar: fundamentos e perspectivas