Educação escolar quilombola no estado do Amapá: das intenções ao retrato da realidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430826

Palabras clave:

Educação escolar, Quilombo, Amapá.

Resumen

O presente artigo objetiva discutir sobre a educação escolar quilombola no estado do Amapá: das intenções ao retrato da realidade. Trata-se do resultado final de um dos capítulos de um estudo etnográfico de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada como forma de investigação. Os resultados apontam que a educação para as relações étnico-raciais, em especial a educação escolar quilombola no Amapá, está caminhando em passos muito lentos, pois apresenta normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade local de cada comunidade quilombola, e muitas vezes, quando se apresenta é de maneira genérica e superficial. Os resultados apontam ainda escassez de profissionais qualificados e com falta de experiência na área quilombola. Além disso, a implementação da maioria das políticas educacionais para a efetivação da educação para as relações étnico-raciais tem ficado somente no papel, ou seja, no discurso e nos documentos oficiais, pois na prática, isso não tem se efetivado de fato e de direito. 

Biografía del autor/a

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Docente da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER/IPFER), do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP) e do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Atualmente é coordenador e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

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Publicado

2019-02-07

Cómo citar

Custódio, E. S. (2019). Educação escolar quilombola no estado do Amapá: das intenções ao retrato da realidade. Educación, 44, e15/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644430826

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