<b>Docência universitária: formação ou improvisação?</b>

Autores/as

  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442976

Palabras clave:

Paradigms, teacher training, pedagogical practice

Resumen

 

Este artigo tem como foco temático a formação pedagógica do professor universitário. A pesquisa-ação foi realizada numa parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade de Lisboa-Portugal, por meio de uma vivência do grupo de pesquisa “Paradigmas Educacionais na Formação de Professores”, num projeto desenvolvido no Seminário de Aprofundamento de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. A pesquisa-ação contou com o envolvimento de quatro doutorandas, uma delas da Universidade de Lisboa, coor-denadas por duas doutoras/pesquisadoras. A pesquisa envolveu 15 encontros e permitiu registrar o processo de formação para a docência universitária. Ela desenvolveu-se em um processo que ampliou o campo de pesquisa porque foi realizado por meio de encontros presenciais e, concomitantemente, foi utilizado um ambiente virtual (Eureka) que possibilitou o contato contínuo dos pesquisadores. Objetivou-se a formação pedagógica de professores por meio de uma metodologia que atendesse ao paradigma da complexidade, com atividades baseadas na produção do conhecimento. Para tal, tomou-se como base as atividades realizadas por doutorandas, no âmbito stricto sensu, nível de doutorado, na área de Educação. Esta pesquisa, ao longo dos encontros, mostrou-se como um espaço colaborativo de aprendizagem da docência e de compar-tilhamento da produção do conhecimento, contribuindo para a formação pedagógica consciente e responsável dos envolvidos como pesquisadores e professores na Educação Superior.

 


Palavras-chave: paradigmas, formação dos professores, prática pedagógica.

 

Publicado

2011-10-26

Cómo citar

Behrens, M. A. (2011). <b>Docência universitária: formação ou improvisação?</b>. Educación, 36(3), 441–453. https://doi.org/10.5902/198464442976

Número

Sección

Dossiê: Docência na Educação Superior

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