<b>Docência universitária: formação ou improvisação?</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442976Palabras clave:
Paradigms, teacher training, pedagogical practiceResumen
Este artigo tem como foco temático a formação pedagógica do professor universitário. A pesquisa-ação foi realizada numa parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade de Lisboa-Portugal, por meio de uma vivência do grupo de pesquisa “Paradigmas Educacionais na Formação de Professores”, num projeto desenvolvido no Seminário de Aprofundamento de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. A pesquisa-ação contou com o envolvimento de quatro doutorandas, uma delas da Universidade de Lisboa, coor-denadas por duas doutoras/pesquisadoras. A pesquisa envolveu 15 encontros e permitiu registrar o processo de formação para a docência universitária. Ela desenvolveu-se em um processo que ampliou o campo de pesquisa porque foi realizado por meio de encontros presenciais e, concomitantemente, foi utilizado um ambiente virtual (Eureka) que possibilitou o contato contínuo dos pesquisadores. Objetivou-se a formação pedagógica de professores por meio de uma metodologia que atendesse ao paradigma da complexidade, com atividades baseadas na produção do conhecimento. Para tal, tomou-se como base as atividades realizadas por doutorandas, no âmbito stricto sensu, nível de doutorado, na área de Educação. Esta pesquisa, ao longo dos encontros, mostrou-se como um espaço colaborativo de aprendizagem da docência e de compar-tilhamento da produção do conhecimento, contribuindo para a formação pedagógica consciente e responsável dos envolvidos como pesquisadores e professores na Educação Superior.
Palavras-chave: paradigmas, formação dos professores, prática pedagógica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________