O método biografemático: escritura nova em educação

Autores/as

  • Gabriel Sausen Feil Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429466

Palabras clave:

Método. Biografema. Escritura.

Resumen

Este artigo propõe um método que tange o modo como escrevemos sobre os autores da área educacional. Tal método se intitula “Método Biografemático” por se constituir a partir da noção de biografema, apresentada por Roland Barthes em Sade Fourier, Loyola, A câmara clara e Preparação do romance. O artigo se justifica por pensar em novas formas de expressar a escrita em Educação. Para mostrar o Método, apropria-se de três reconhecidos autores da literatura educacional: Anton Semionovitch Makarenko, Alicia Fernándes e Jacques Rancière. Esses três autores têm em comum o fato de apresentarem, em suas obras, a figura do mestre. A conclusão do artigo se expressa no argumento de que cada um dos mestres funciona ao modo do que Gilles Deleuze e Félix Guattari chamam de figura estética, tipo psicossocial e personagem conceitual. É por funcionarem dessa maneira que acabam por disparar escrituras biografemáticas, entendidas como resultados do método em questão.

Biografía del autor/a

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela mesma universidade. Professor no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); líder do Grupo de Pesquisa t3xto.

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Publicado

2019-08-07

Cómo citar

Feil, G. S. (2019). O método biografemático: escritura nova em educação. Educación, 44, e63/ 1–15. https://doi.org/10.5902/1984644429466

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua