Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto)biográficas acerca do estranho que habita em mim

Autores/as

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade do Estado da Bahia
  • Edonilce Rocha Barros Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA
  • Andre Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424915

Palabras clave:

Homossexualidade, Formação de professores, Narrativas

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as histórias de vida de professores homossexuais, na tentativa de compreender as nuances dos processos formativos implicados na história de vida e formação dos mesmos. Compreendemos assim, que as narrativas (auto)biográficas, enquanto perspectiva epistemológica se apresenta num instrumento rico de auto formação, uma vez que o ambiente escolar deve constituir-se em um espaço e em uma educação menos desigual, mais humanizadora e que potencialize as habilidades humanas. Conhecer aspectos do percurso da vida pessoal e profissional construído pelos professores foi uma experiência singular. A narrativa se apresentou numa outra experiência e isso contribuiu significativamente para que realizássemos reflexões ricas e produtivas acerca da formação e das suas trajetórias de vida.

Biografía del autor/a

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, Especialista em Filosofia Contemporânea, Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Professor da Universidade do Estado da Bahia - Campus VII

Edonilce Rocha Barros, Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA

Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e doutorado em Ciências Humanas, área de concentração Sociedade e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação e pós-graduação. Atua na área de Ciências Humanas, com ênfase em educação para o desenvolvimento dos territórios rurais, planejamento e gestão dos recursos naturais. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento territoriall sustentável, agrobiodiversidade; história oral; memória, mulheres, organizações rurais e ação coletiva.

Andre Ricardo Lucas Vieira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

estrando em Educação de Jovens e Adultos pelo MPEJA - UNEB/BA, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (2016), Matemática Financeira e Estatística (2015), ambas pela Universidade Candido Mendes, Gestão Escolar (2008) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e licenciatura em Matemática pela Universidade Nove de Julho (2000). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, lotado no campus XXIV em Xique-Xique. Atua como coordenador na PARFOR/UNEB no curso de Matemática do campus XVI - Irecê. Leciona ainda na Faculdade Nobre de Feira de Santana - FAN e na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana - UNEF, nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Arquitetura e Urbanismo e Farmácia nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Geometria Analítica e Matemática Aplicada. Tem experiência na área de Educação, atuando como professor nos seguintes temas: Formação do Educador, Identidade Docente, Educação Matemática, Teorias Psicológicas da Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Matemática e Estágio Curricular

Publicado

2017-04-28

Cómo citar

Rios, P. P. S., Barros, E. R., & Vieira, A. R. L. (2017). Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto)biográficas acerca do estranho que habita em mim. Educación, 42(1), 227–240. https://doi.org/10.5902/1984644424915

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua