O arquiteto-professor: a opção pela docência dos arquitetos urbanistas do estado Ceará

Autores

  • Cláudia Sales Alcântara Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará
  • José Albio Moreira Sales Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415165

Palavras-chave:

Profissão docente, Formação de professores, Arquitetura e urbanismo.

Resumo

As discussões sobre a profissão docente são retratadas de maneiras diversas e nos mais variados contextos, este artigo tem por objetivo abordá-la com o intuito de compreender como foi construída a(s) identidade(s) dos professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Ceará. Tornar-se professor envolve um complexo processo de apoderação que implica muitos fatores, tais como a vida individual de cada sujeito e a história das suas práticas educativas. Sabendo disto perguntamos a 06 (seis) professores das diferentes instituições de ensino superior existentes no Estado do Ceará porque eles fizeram a opção pela docência. Percebemos pelos relatos que tornar-se professor de arquitetura e urbanismo envolve um complexo processo tais como, a estabilidade financeira, a vocação e realização pessoal.

Biografia do Autor

Cláudia Sales Alcântara, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoranda e pesquisadora em Educação na Universidade Estadual do Ceará.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta e Pesquisadora na área de Didática e Estágio no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

José Albio Moreira Sales, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Alcântara, C. S., Lima, M. S. L., & Sales, J. A. M. (2016). O arquiteto-professor: a opção pela docência dos arquitetos urbanistas do estado Ceará. Educação, 1(1), 95–106. https://doi.org/10.5902/1984644415165

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua