Escolas entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul e a Nacionalização do Ensino

Autores/as

  • Adriano Malikoski Universidade de Caxias do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413868

Palabras clave:

Imigração polonesa, Escolas étnicas polonesas, Nacionalização do Ensino.

Resumen

O presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até 1938. Até 1938 houveram 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue, em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. A História Cultural como leitura do objeto de pesquisa, possui como metodologia  uma abordagem reflexiva-analítica de diferentes fontes, tais como documentos, bibliografia e a História Oral.

Biografía del autor/a

Adriano Malikoski, Universidade de Caxias do Sul

Licenciado em Filosofia e Mestre em Educação. Professor na Universidade de Caxias do Sul.

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação, professor do PPGEDU - UCS, pesquisador PQ - CNPQ.

Publicado

2016-02-25

Cómo citar

Malikoski, A., & Kreutz, L. (2016). Escolas entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul e a Nacionalização do Ensino. Educación, 1(1), 67–80. https://doi.org/10.5902/1984644413868

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua