Sobre la revista

Alcance y política

La Revista Educação (Santa María. Online) publica trabajos inéditos y originales en el área de Educación, resultantes de investigaciones científicas y reflexiones teóricas sobre prácticas y políticas educativas. El público objetivo son estudiantes, docentes, investigadores del área de educación, además del público interesado en el área en general.

Se entiende por obras los artículos que surgen de investigaciones teóricas o empíricas, de experiencias pedagógicas y de la elaboración de reseñas. También se publican entrevistas. La revista no acepta trabajos enviados simultáneamente a otras revistas o para libros.

Los artículos pueden publicarse en portugués, inglés y español y, excepcionalmente, pueden publicarse en italiano, francés y alemán.

Los trabajos sometidos a través del Sistema Electrónico de Publicación de Revistas (SEER/OJS) serán enviados al Presidente de la Comisión Editorial, quien los someterá al Consejo Editorial, para verificar su adecuación a la política editorial y requisitos normativos de la revista. Si está dentro de las normas, el trabajo será remitido, sin identificación, a por lo menos dos evaluadores externos. En caso de discrepancia valorativa, se enviará a un tercer revisor. Los nombres de los evaluadores se mantendrán confidenciales.

Título abreviado: Educação

Missão

Objetivo

Ficha catalográfica

Conflito de interesses

Política de Plágio

https://ufsm.turnitin.com/ – é o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

1. A Revista Educação publica artigos originais e inéditos, referentes à área da Educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. O resumo e o abstract apresentados devem conter de 150 à 250 palavras, indicando objetivo do estudo, abordagem metodológica e resultados. Os resumos e abstracts que estiverem sem essas informações serão considerados incompletos e o artigo será rejeitado.

3. As referências bibliográficas que estiverem discrepantes em relação às normas de publicação levarão a rejeição do artigo.

 Instruções aos avaliadores

Pontos norteadores da avaliação do artigo

Periodicidade

Publicação contínua

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Avaliação Qualis / Capes

Qualis / Capes – A2

Disponível no Portal CAPES

Disponível no Portal LivRe!

Internet: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao 

https://www.instagram.com/educacao.santamaria.online/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

 

Sponsors

  • Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Programa Pró-Revistas UFSM
  • Direção do Centro de Educação UFSM
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Indexadores

Histórico do periódico

Histórico da Revista Educação (Santa Maria. Online)

A revista Educação (Santa Maria. Online) foi criada em 1970, inicialmente denominada “Boletim do Centro de Ciências Pedagógicas”, devido ao nome do Centro a qual estava vinculado o periódico, “Centro de Ciências Pedagógicas” (UFSM). Em 1975, passou a ser chamada de “Revista do Centro de Ciências Pedagógicas” e, em 1978, v. 1, n. 3, de “Revista do Centro de Educação”. A penúltima alteração aconteceu no v. 7, n. 2, em 1982, quando passou a chamar-se de “Educação – Revista do Centro de Educação”, em virtude da alteração do nome do Centro a qual pertencia a revista, que deixou de ser Centro de Ciências Pedagógicas e passou a ser Centro de Educação (UFSM)”. Em 1991, passou a denominar-se Educação (UFSM), a qual, de 1970 a 2007, era publicada semestralmente e, em 2008, passou para quadrimestral, funcionando assim até o ano de 2017. Vale destacar que, mesmo antes da revista Educação (UFSM) ser online, ela já contava com uma versão digital (http://www.ufsm.br/ce/revista), desde 2000.

 O periódico passou por mudanças significativas em seu escopo e na forma de editoração, uma vez que, em 2008, foi implantado o sistema SEER para todo o fluxo editorial, desde o recebimento das colaborações até a sua publicação. Nesse mesmo período, adquiriu-se o Número Internacional Normatizado para Publicações Seriadas (ISSN) para versão eletrônica – 1984-6444 passando a denominar-se Educação (Santa Maria. Online. Em 2013, passou a contar também com o DOI - 10.5902/19846444, contrato assinado entre a UFSM e a CrossRef. Nesse período, trabalhou-se para que as versões mais recentes dos periódicos do portal pudessem vir a ser contempladas com o DOI, um trabalho em conjunto dos editores e da central de periódicos, assim, retrocedeu-se ao ano de 2010 e implantou-se o DOI retroativo.

Uma nova alteração aconteceu em 2018, quando a revista passou a ser editada trimestralmente. A revista Educação (Santa Maria. Online) tem sido publicada de forma ininterrupta e busca sempre a pontualidade, tendo como diferencial a publicação da edição já no primeiro mês de cada trimestre. Assim, itens como caráter científico, avaliação por pares, conselho editorial, periodicidade, duração, pontualidade, resumo, palavras-chave e título em inglês, normalização, afiliação de autores e procedimentos do processo de admissão já são práticas incorporadas pelo Conselho Editorial na editoração da revista. Constantemente, projetam-se ações de melhorias para a construção do periódico, buscando sua maior visibilidade acadêmica na área de Educação em nível internacional. A revista percorreu um longo caminho e cresceu muito, sendo hoje uma referência no contexto das produções acadêmicas de sua área, obtendo o conceito A1 do Qualis/Capes até o ano de 2020. Em 2019 passamos a publicar volume único anual, publicação contínua. Em 2021 realizamos um encontro para comemorar 51 anos da Revista Educação (Santa Maria. Online), com convidados fundadores da Revista. Na avaliação do quadrienio 2017-2020 a Revista foi avaliada no Qualis/Capes como A2.