Teacher training from a decolonial perspective: propositional paths based on critical multiliteracies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487277

Keywords:

Critical Multiliteracies, Teacher Training, Decoloniality

Abstract

Discussing teacher training, from a decolonial perspective, represents a break with the Eurocentric paradigm, pointing out other ways to promote training processes that consider different cultures, races and knowledge constructed throughout human history. Training processes, in turn, need to consider the demands of contemporary education, as well as its social actors. It is in this sense that the proposed study seeks to investigate how critical multiliteracies can provide propositions for decolonial teacher training, presenting reflections on the importance of thinking about this process from perspectives focused on decoloniality. To this end, through a qualitative approach and based on the epistemology of praxis, a bibliographic study was carried out to create understandings about decolonial teacher training, as well as to identify how critical multiliteracies can present possibilities for the development of a thought decolonial, in teaching. Studies and dialogues were carried out with authors who discuss teacher training, decoloniality, critical multiliteracies, such as: Nóvoa (2010), Quijano (2009), Rigal (2000), Flecha e Tortajada, (2000), Freire (1996), Street (2014), Walsh (2009), Ghedin (2012) and Silva (2018). Given the reflection constructed in this study, we present propositions for training from a decolonial perspective, based on critical multiliteracies: 1. Expand the spaces where literacies are constructed, beyond the school; 2. Rethink the curriculum from a decolonial perspective; 3. Design training processes so that teachers become autonomous social actors; 4. Develop an intercultural pedagogy; 5. Encourage the teacher to authorize himself in the elaboration of theories and practices.

Author Biographies

Vanessa dos Santos Rios, Federal Institute of Bahia

Professora do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina e Coordenadora de Pesquisa do referido campus. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC-UNEB). Mestra em Educação pelo GESTEC, Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (UNEB); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa GEPLET - Grupo de Estudos e Pesquisas em Multiletramentos, Educação e Tecnologias da UNEB, coordenado pela professora Dr Obdália Ferraz. Foi bolsista de Iniciação Científica FAPESB e CNPq, desenvolvendo produtos interativos para a educação, bem como pesquisadora na área de Educação, Jogos eletrônicos, cibercultura e formação de professores, pesquisando os games e o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente também é tutora online no curso de Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Qualificada para ministrar os componentes curriculares Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Currículo, Didática e práticas de ensino, Educação à Distância, Ludicidade e Educação, Avaliação e currículo, Estágio Supervisionado, Games e Educação. 

Nohara Vanessa Figueiredo Alcântara Goes, Bahia State University

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (UNEB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAP-Paraná), Graduada em Pedagogia (UFBA); Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Salvador; Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias - GEPLET

Daniela Costa Souza, Universidade do Estado da Bahia

Professor(a) do(a) Educação Básica, Doutoranda em Educação e Contemporaneidade ( UNEB),Mestra
em Sistemas e Computação (UNIFACS), Pós-graduada em
Psicopedagogia Escolar e Clínica (FACE), Graduada em
Matemática (UCSAL). Possui Experiência na área de Tecnologias
digitais, Metodologias ativas, Formação docente e Gamificação.
É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos,
Educação e Tecnologias (GEPLET- UNEB

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor(a) do(a) Curso de
Letras/Português da Universidade do Estado da Bahia,
Departamento de Educação, Campus XIV; professora do
Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, do Campus XIV/ UNEB, Linha de Pesquisa 1: Educação, Linguagens e Identidade; professora do PPGEDUC/UNEB, Campus I, Linha
de Pesquisa 4: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Possui Pós-doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado
da Bahia (2006). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês
pela Universidade do Estado da Bahia (2002). É líder do Grupo
de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e
Tecnologias (GEPLET-UNEB).

Luiz Adolfo Andrade, Universidade do Estado da Bahia

É pesquisador e designer de jogos digitais. Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio de pós-doutorado (2017-2018) trabalhando como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research da IT - University of Copenhagen (ITU), com bolsa CAPES pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior (processo 88881.119487/2016-01). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Criou e coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/UNEB). Tem interesse em temas pertinentes aos Estudos de Jogos (Game Studies), especialmente games para sistemas operacionais móveis (mobile games), games e teoria do espaço, jogos e educação, ontologia dos games (game ontology), games e cidades inteligentes (smart cities), estudos de plataformas (platform studies), estudos do jogador (player studies), jogos sérios (serious games), jogos de tabuleiro (boardgames), dentre outros. Busca também compreender o desafio metodológico estabelecido pela Teoria Ator-Rede (Actor-Network Theory) no estudo dos jogos móveis locativos (mobile locative games).

References

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Published

2024-11-01

How to Cite

Rios, V. dos S., Goes, N. V. . F. A., Souza, D. C., Silva, O. S. F., & Andrade, L. A. (2024). Teacher training from a decolonial perspective: propositional paths based on critical multiliteracies. Education, 49(1), e135/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644487277