Pedagogue’s intervention within companies and their contribution to the holistic formation of employees

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464108

Keywords:

Corporative pedagogy, Training and development, Corporative university

Abstract

This research delivers an approach concerning pedagogue’s different possibilities of action beyond school context. It focuses on the pedagogue’s intervention in corporative environments since such a professional can contribute to employees’ continuing education, mainly in training and development sector, related to the human resources area. Taking into account that companies have reserved special value to human capital by investing in the development of their employees’ skills, this research contextualizes the pedagogue’s expected profile and how his academic background can contribute to employees’ meaningful learning, in order to achieve a balance between company’s aims and workers’ aspirations. Nowadays, one notices that companies expect a behavioral and attitudinal change of their workers and, for that reason, the research has considered how the pedagogue can help to the efficacy of such a process. Our discussion has brought to the fore opinions about the relevance of corporative universities in the enhancement process of crucial skills and attitudes to the execution of professional activities. Such a discussion points out possibilities to expand the pedagogue’s action. We also expose the main dilemmas connected to corporative universities, a topic barely explored by the Brazilian academia and that, contradictorily, remains in the order of the day.

Author Biographies

Rogério Lobo Sáber, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutor em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista CAPES do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vinculado à Southeast Missouri State University (SEMO, EUA). Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Letras (Português/Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Vale do Sapucaí, título obtido com a mais alta distinção (summa cum laude). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Aperfeiçoou-se em História da Filosofia Antiga pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. Membro dos grupos de pesquisa: (1) Crimes, Pecados e Monstruosidades - O Mal na Literatura (UFMG), coordenado por Julio Cesar Jeha e Josalba Fabiana dos Santos e; (2) Estudos do Gótico (UERJ), coordenado por Júlio César França Pereira e Luciana Moura Colucci de Camargo. Acadêmico eleito e efetivo da Academia Pouso-Alegrense de Letras (APL) - Cadeira no. 6 - Patrono: Prof. Mário Casasanta. Tem atuado como parecerista ad hoc de periódicos científicos das áreas de Letras e Educação, e é integrante do corpo de pareceristas da revista Studies in Gothic Fiction, publicada pela Cardiff University Press. Professor Auxiliar da Universidade do Vale do Sapucaí, instituição em que também atua como orientador de Trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Membro da Comissão Interna de Seleção de Pesquisa (CIS) da Universidade do Vale do Sapucaí. Possui experiência em ensino a distância e representação docente em conselhos universitários e órgãos colegiados. Atua como coordenador do Núcleo de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (Nespe) da Univás. Atuou como coordenador dos cursos de Pedagogia (graduação), Letras (graduação) e Língua Brasileira de Sinais (pós-graduação lato sensu - modalidade EaD). Principais áreas de pesquisa/interesse: Teoria e Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Gótica, Literatura e Filosofia.

Helenice dos Reis Dionísio, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí.

Rafaela da Silva Rosa, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí.

References

BALZAN, N. C.; SILVA, M. W. Universidade corporativa: (pré-)tendência do Ensino Superior ou ameaça? Revista de Avaliação da Educação Superior, Campinas, Vol. 12, n. 2, p. 233-256, 2007.

BRITO, L. M. P.; CASTRO, A. B. C. Universidades corporativas: quando o saber construído pela humanidade é substituído pelo conhecimento empresarial. Innovar, Natal, Vol. 29, n. 72, p. 147-162, 2019.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, SP. Manole, 2014.

CLARO, J. A. C. S.; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos Eletrônica, Santos, Vol. 12, n. 2, p. 207-216, 2012.

DELOITTE. Educação corporativa no Brasil: habilidades para uma nova era do conhecimento. 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/37596258-Educacao-corporativa-no-brasil-habilidades-para-uma-nova-era-do-conhecimento.html. Acesso em: 2 jan. 2020.

LARUCCIA, M. M. Impacto da universidade corporativa nas organizações. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, Vol. 9, n. 1, p. 146-163, 2011.

MOURA, C. A.: SILVA, R. C. O profissional pedagogo empresarial: análises em torno de sua identidade e atuação na gestão de pessoas. Revista de Ciências Gerenciais, Piauí, Vol. 17, n. 26, p. 57-69, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO (Brasília). Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.

PAIM, A. B. Pedagogo na empresa: uma contribuição para a formação contínua do trabalhador. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

PAZETO, A. E. Universidade, formação e mundo do trabalho: superando a visão corporativa. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. Página Aberta, Rio de Janeiro, Vol. 13, n. 49, p. 487-496, 2005.

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

SEVERO, J. L. R. L. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.

ZACOUTEGUY, J. A. Universidade corporativa Banco do Brasil – UNIBB: Centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana? 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Published

2022-09-22

How to Cite

Sáber, R. L., Dionísio, H. dos R., & Rosa, R. da S. (2022). Pedagogue’s intervention within companies and their contribution to the holistic formation of employees. Education, 47(1), e82/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644464108