A atuação do pedagogo em empresas e sua contribuição no desenvolvimento integral dos colaboradores
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644464108Mots-clés :
Pedagogia empresarial, Treinamento e desenvolvimento, Universidade corporativa.Résumé
Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito de outras possibilidades de atuação do profissional pedagogo fora do contexto escolar, tendo como objetivo analisar sua contribuição na formação contínua de colaboradores, especificamente no setor de treinamento e desenvolvimento, na área de recursos humanos. Visto que as empresas passaram a valorizar o capital humano, investindo no desenvolvimento de competências de seus colaboradores, contextualiza-se qual o perfil esperado desse profissional e como sua formação acadêmica pode contribuir para a aprendizagem significativa dos funcionários, visando um equilíbrio entre os objetivos da empresa e as aspirações dos colaboradores. Observa-se que atualmente as empresas esperam uma mudança de comportamento e atitude de seus funcionários e, por essa razão, a pesquisa considerou como o pedagogo pode contribuir para a eficácia desse processo. Articularam-se opiniões que tratam sobre a importância das universidades corporativas no processo de aprimoramento das habilidades e atitudes essenciais para a execução das atividades laborais, além de serem uma possibilidade de expansão da atuação do pedagogo. Também são apontados os principais dilemas referentes à universidade corporativa, tema que resulta pouco explorado pelo meio acadêmico brasileiro e que, contraditoriamente, permanece na ordem do dia.
Références
BALZAN, N. C.; SILVA, M. W. Universidade corporativa: (pré-)tendência do Ensino Superior ou ameaça? Revista de Avaliação da Educação Superior, Campinas, Vol. 12, n. 2, p. 233-256, 2007.
BRITO, L. M. P.; CASTRO, A. B. C. Universidades corporativas: quando o saber construído pela humanidade é substituído pelo conhecimento empresarial. Innovar, Natal, Vol. 29, n. 72, p. 147-162, 2019.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Barueri, SP. Manole, 2014.
CLARO, J. A. C. S.; TORRES, M. O. F. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos Eletrônica, Santos, Vol. 12, n. 2, p. 207-216, 2012.
DELOITTE. Educação corporativa no Brasil: habilidades para uma nova era do conhecimento. 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/37596258-Educacao-corporativa-no-brasil-habilidades-para-uma-nova-era-do-conhecimento.html. Acesso em: 2 jan. 2020.
LARUCCIA, M. M. Impacto da universidade corporativa nas organizações. Revista de Administração da Unimep, Piracicaba, Vol. 9, n. 1, p. 146-163, 2011.
MOURA, C. A.: SILVA, R. C. O profissional pedagogo empresarial: análises em torno de sua identidade e atuação na gestão de pessoas. Revista de Ciências Gerenciais, Piauí, Vol. 17, n. 26, p. 57-69, 2013.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO (Brasília). Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
PAIM, A. B. Pedagogo na empresa: uma contribuição para a formação contínua do trabalhador. 2012. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
PAZETO, A. E. Universidade, formação e mundo do trabalho: superando a visão corporativa. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. Página Aberta, Rio de Janeiro, Vol. 13, n. 49, p. 487-496, 2005.
RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SEVERO, J. L. R. L. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, 2018.
ZACOUTEGUY, J. A. Universidade corporativa Banco do Brasil – UNIBB: Centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana? 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação (UFSM) 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________