Schooling of fishermen/ as: analysis of academic publications between 2010 and 2019

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644463424

Keywords:

education and fishing, schooling of fishermen, academic publications

Abstract

This article aims to conduct a bibliographic survey about academic publications on the schooling of fishermen. For this, a mapping of the knowledge already elaborated in the area was carried out, pointing out the main analyses and their contributions, as well as the most investigated themes and methodological approaches used according to the procedural indicative of studies of this nature (ROMANOWSKI and ENS, 2006). To this end, we used in this investigation the publications indexed in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) with regard to the work of completion of undergraduate, master and doctoral courses and also in Google Scholar as to scientific articles, in both situations with a term of 10 (ten) years. A total of thirty (30) academic publications were found that deal specifically with the theme of fishermen's schooling, whose approaches reaffirm the premise of education as a right of and it has also been observed a certain scarcity of publications in this field of knowledge.

Author Biographies

Clarissa Menezes de Souza Poubel, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Doutoranda em Políticas Sociais e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense. Graduada em Ciência da Educação pela UENF. Atualmente é tutora do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes e Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Fidélis. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Profissão Docente e Metodologia da Pesquisa Científica.

Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (UENF-RJ); Coordenador das disciplinas Fundamentos da Educação III e História na Educação I do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Miracema, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do PEA Pescarte (UENF). Principais temas de interesse: cotidiano e vivências na atividade pesqueira, história da educação, políticas educacionais. 

Mariana Sena Lopes, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Mestranda em Políticas Sociais e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Bolsista de Iniciação Científica - UENF

Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Também atua e pesquisa na área da Educação Ambiental crítica. Atua na linha EDUCAÇÃO, CULTURA, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no período 2007-2008. Entre 2006 e 2018 foi membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo FUNBIO. É membro fundadora da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013, 2015-2018). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado à CAPES no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014. Membro da comissão para elaboração de projeto institucional de Internacionalização CAPES/PrInt (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2014.

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Published

2022-11-03

How to Cite

Poubel, C. M. de S., Pinho, L. G., Lopes, M. S., & Martinez, S. A. (2022). Schooling of fishermen/ as: analysis of academic publications between 2010 and 2019 . Education, 47(1), e94/1–39. https://doi.org/10.5902/1984644463424