Escolarização de pescadores/as: análise das publicações acadêmicas entre 2010 até 2019

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644463424

Mots-clés :

educação e pesca, escolarização de pescadores/as, publicações acadêmicas.

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar um levantamento de caráter bibliográfico a respeito das publicações acadêmicas sobre escolarização de pescadores/as. Para isso, realizou-se um mapeamento do conhecimento já elaborado na área, apontando as principais análises e suas contribuições, assim como os temas mais investigados e as abordagens metodológicas utilizadas conforme o indicativo procedimental de estudos dessa natureza (ROMANOWSKI; ENS, 2006). Para tanto, utilizaram-se nessa investigação as publicações indexadas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no que tangem aos trabalhos de conclusão de curso de graduação, mestrado e doutorado e ainda no Google Acadêmico quanto aos artigos científicos, levantamentos estes com prazo de 10 (dez) anos (de 2010 a 2019). Foram encontrados um total de 30 (trinta) publicações acadêmicas que tratam especificamente da temática escolarização de pescadores, cujas abordagens reafirmam a premissa da educação como direito de todos; e, ainda, observou-se certa escassez de publicações nesse campo do conhecimento. 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Clarissa Menezes de Souza Poubel, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Doutoranda em Políticas Sociais e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense. Graduada em Ciência da Educação pela UENF. Atualmente é tutora do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes e Supervisora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Fidélis. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Profissão Docente e Metodologia da Pesquisa Científica.

Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2018), Doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Atualmente é Professor Associado do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-RJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (UENF-RJ); Coordenador das disciplinas Fundamentos da Educação III e História na Educação I do Consórcio CEDERJ/CECIERJ para os polos de Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara, Natividade, Miracema, Macaé e Bom Jesus do Itabapoana. Integra a equipe de pesquisadores do PEA Pescarte (UENF). Principais temas de interesse: cotidiano e vivências na atividade pesqueira, história da educação, políticas educacionais. 

Mariana Sena Lopes, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Mestranda em Políticas Sociais e Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Bolsista de Iniciação Científica - UENF

Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduada em Ciências da Educação (Mar del Plata,1986), Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993; 2000). Fez Estágio de Pós Doutoramento na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, cultura material escolar, juventude e memória. Também atua e pesquisa na área da Educação Ambiental crítica. Atua na linha EDUCAÇÃO, CULTURA, POLÍTICA E CIDADANIA do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (Mestrado e Doutorado Acadêmico), sendo Coordenadora entre os anos de 2012 e 2016. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Região. Foi chefe do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem -LEEL-CCH-UENF (chefe de departamento de Educação) de 2007 a 2012. Foi coordenador de IC do CCH no período 2007-2008. Entre 2006 e 2018 foi membro do colegiado do Mestrado em Políticas Sociais da UENF. Entre 2007 e 2012 foi membro do Colegiado do Centro de Ciências do Homem; membro do Colegiado Acadêmico; Membro do Conselho Universitário. Entre 2012 e 2016 foi membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. Tem desenvolvido pesquisas financiadas pela FAPERJ, pelo CNPq e pelo FUNBIO. É membro fundadora da diretoria da ANINTER-SH (Ass. Nac. de Pesquisa e Pós-Grad. Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) e Coordenadora de GT do CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (2012 e 2013, 2015-2018). Foi presidente da Comissão para elaboração de APCN para o curso de Doutorado em Políticas Sociais, apresentado à CAPES no ano de 2014, aprovado em 21 de dezembro de 2014. Membro da comissão para elaboração de projeto institucional de Internacionalização CAPES/PrInt (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2014.

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Publié-e

2022-11-03

Comment citer

Poubel, C. M. de S., Pinho, L. G., Lopes, M. S., & Martinez, S. A. (2022). Escolarização de pescadores/as: análise das publicações acadêmicas entre 2010 até 2019. Educação, 47(1), e94/1–39. https://doi.org/10.5902/1984644463424