O que é educação personalizada, afinal?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443799Keywords:
Diferenciação, Educação personalizada, Individualização, MetacogniçãoAbstract
Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação personalizada a partir de concepções similares, a fim de evitar ambiguidades. Para alcançar esse objetivo, teve-se como método de investigação científica a pesquisa bibliográfica. Para operacionalizá-la, recorreu-se às bases de dados digitais e às obras de referências. As fontes selecionadas têm como parâmetro cronológico o período entre 1988 e 2017, e como parâmetro linguístico, os idiomas português, espanhol e inglês. Os principais autores consultados foram Hoz (1988), Escobar (1966), Bray e McClashey (2017), além de relatórios internacionais. Os resultados da pesquisa demonstraram que os elementos constituintes da educação personalizada definem uma concepção de educação fundamentalmente alicerçada na compreensão do estudante como ser autônomo, autogestor e metacognitivo, com perfis de aprendizagem que reverberam em interesses, ritmos e tempos diferenciados. Também se constataram as distinções entre os conceitos de individualização, de diferenciação e de educação personalizada, assim como as perspectivas avaliativas assumidas em cada conceito. Por fim, discutiram-se os apanhados da pesquisa e as possibilidades de implementação da educação personalizada na realidade brasileira.
References
BAZO, Carmen. Diaz. Educación personalizada y educación inicial: una experiencia de trabajo. Educación, [S.L], n. 3, p. 219-228, 1994. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Carmen_Diaz_Bazo/publication/318642482_Educacion_personalizada_y_educacion_inicial_una_experiencia_de_trabajo/links/5973d9d6a6fdcc834882afe0/Educacion-personalizada-y-educacion-inicial-una-experiencia-de-trabajo.pdf. Acesso em: 20 abr 2018.
BONACINA, Gustavo Yamamoto; BARVINSKI, Carla Adriana; ODAKURA, Valguima. Personalização da aprendizagem: tendências. In: NUEVAS IDEAS EN INFORMÁTICA EDUCATIVA TISE, 2014, [S.L]. Resumo. [S.L]: [S.E], 2014. p. 546-549. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen10/TISE2014/tise2014_submission_114.pdf. Acesso em: 14 abr. 2018.
BRASIL. Panorama da Educação. Destaques do Education at a Glance 2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/eag/documentos/2017/panorama_da_educacao_destaques_do_education_at_a_glance_2017.pdf. Acesso em: 06 mar. 2020.
BRAY, Barbara; MCCLASKEY, Kathleen. Build a Common Language. In: ______. How to Personalize Learning: a practical guide for getting started and going deeper. Estados Unidos da América: Corwin, 2017, p. 7-17.
BRITISH COLUMBIA. Personalized learning in BC: interactive discussion guide. British Columbia: Ministry of Education. Disponível em: https://kpu.ca/sites/default/files/Teaching%20and%20Learning/Personalized%20Learning%20in%20BC%20-%20Interactive%20Discussion%20Guide.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.
DEPARTMENT for Education and Skills (DfES). 2020 Vision: Report of the teaching and learning in 2020 Review Group. Nottingham: DfES Publications, 2006. Disponível em: https://www.immagic.com/eLibrary/ARCHIVES/GENERAL/UK_DFES/D061200G.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.
ESCOBAR, Alvaro Vélez. O que é a educação personalizada? In: ESCOBAR, Alvaro Vélez. Prática da educação personalizada. São Paulo: Loyola, 1996, p. 11-13.
ESCOBAR, Alvaro Vélez. Princípios e características da educação personalizada. In: ESCOBAR, Alvaro Vélez. Prática da educação personalizada. São Paulo: Loyola, 1996, p. 15-25.
HOZ, Victor Garcia. Supuestos teoricos. In: HOZ, Victor Garcia. Educacion personalizada. 3. ed. Madrid: Ediciones Rialp, 1988, p. 17-115.
IZMESTIEV, Dmitry. Personalized learning: a new ict-enabled education approach, Moscow: UNESCO - Institute for Information Technologies in Education, 2012. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/0ba5/fe30b0f0c0dd4080a72c4896db89490cc304.pdf. Acesso em: 14 abr. 2018.
MILLER, L. et al. Financing personalized learning: what can we learn from first-generation adopters? Washington: Center on Reinventing Public Education, 2016. Disponível em: https://www.crpe.org/sites/default/files/blfinance_4.2016_final_1.pdf. Acesso em: 04 jul. 2018.
MIZERSKA, Monika; WIŚNIOWSKI, Wojciech. A educação moderna é multimodal. In: Educação no Século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar. São Paulo: Moderna, 2016. p. 215-218.
MOTA, Ana Victoria Cabrera. Metodología personalizada. Innovación Experiencias Educativas, Granada, n. 16, p. 1-14, mar. 2009. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/00260191492cba2d44366. Acesso em: 02 fev. 2020.
PERSONALIZAÇÃO na educação. In: Educação no Século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar. São Paulo: Moderna, 2016, p. 22-24.
RETHINKING Classroom Assessment with Purpose in Mind. Manitoba: Manitoba Education. Citizenship and Youth, [S.l], 2006. Disponível em: https://digitalcollection.gov.mb.ca/awweb/pdfopener?smd=1&did=12503&md=1. Acesso em: 14 abr. 2018.
SUTHERLAND, Rosamund; EAGLE, Sarah. JOUBERT, Marie. A vision and strategy for technology enhanced learning: report from the STELLAR Network of Excellence. Bristol, UK, 2012. Disponível em: https://sso.bris.ac.uk/sso/login?service=https%3A%2F%2Fresearch-information.bris.ac.uk%2Fadmin%2Fj_spring_cas_security_check. Acesso em: 14 abr. 2018.
UNESCO. Accessible ICTs and personalized learning for students with disabilities: a dialogue among educators, industry, government and civil society. Paris: UNESCO, 2011. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/accessible_ict_personalized_learning_2012%20.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.
WEST-BURNHAM, John. Leadership for personalising learning. Nottingham: National College for Leadership of Schools and Children’s Services, 2010. Disponível em: https://dera.ioe.ac.uk/2127/1/download%3fid=17239&filename=leadership-for-personalising-learning.pdf. Acesso em: 20 abr 2018.
WOOLF, Beverly Park. A Roadmap for Education Technology. Research report. Massachusetts: University of Massachusetts, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/leppi03/Downloads/A_Roadmap_for_Education_Technology.pdf. Acesso em: 28 fev. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)