O que é educação personalizada, afinal?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443799

Palavras-chave:

Diferenciação, Educação personalizada, Individualização, Metacognição

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação personalizada a partir de concepções similares, a fim de evitar ambiguidades. Para alcançar esse objetivo, teve-se como método de investigação científica a pesquisa bibliográfica. Para operacionalizá-la, recorreu-se às bases de dados digitais e às obras de referências. As fontes selecionadas têm como parâmetro cronológico o período entre 1988 e 2017, e como parâmetro linguístico, os idiomas português, espanhol e inglês. Os principais autores consultados foram Hoz (1988), Escobar (1966), Bray e McClashey (2017), além de relatórios internacionais. Os resultados da pesquisa demonstraram que os elementos constituintes da educação personalizada definem uma concepção de educação fundamentalmente alicerçada na compreensão do estudante como ser autônomo, autogestor e metacognitivo, com perfis de aprendizagem que reverberam em interesses, ritmos e tempos diferenciados. Também se constataram as distinções entre os conceitos de individualização, de diferenciação e de educação personalizada, assim como as perspectivas avaliativas assumidas em cada conceito. Por fim, discutiram-se os apanhados da pesquisa e as possibilidades de implementação da educação personalizada na realidade brasileira.

Biografia do Autor

Afonso Barbosa de Lima Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo e mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Técnico em Segurança do Trabalho pela União de Ensino e Pesquisa Integrada Ltda. Dedicação exclusiva às atividades acadêmica. 

Lebiam Tamar Gomes Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência como docente e gestora em Educação Básica, Ensino Superior e Educação a Distância. Atuou como coordenadora pedagógica na Educação Básica, coordenadora e vice-coordenadora de curso, membro de colegiado e de Núcleo Docente Estruturante de Cursos de Graduação Presencial e a Distância no Ensino Superior. Avaliadora ad hoc de publicações em periódicos científicos. Desenvolve pesquisas no campo da educação mediada por tecnologias. Pesquisadora do grupo GEINCOS/UFPB.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Lima Júnior, A. B. de, & Silva, L. T. G. (2021). O que é educação personalizada, afinal?. Educação, 46(1), e98/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644443799