The spaces of professional performance of the degree in Natural Sciences in Brazil: an outline based on the understanding of state teaching systems

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443625

Keywords:

Science teacher education, State education systems, Graduates in Natural/Nature Sciences

Abstract

This text discusses the professional performance spaces of graduates in Natural / Nature Sciences in the state education systems in Brazil. The work aimed to know and also understand how the state teaching systems, through their legal understandings, recognize and define the spaces of professional performance of graduates in Natural / Nature Sciences. A documentary research was carried out, in which the manifestations of seven state councils were identified, through resolutions, opinions and other documents. From the analyzed documents, it was possible to perceive that those councils that gave their opinion on the theme establish a list of various backgrounds, which, according to these bodies, form professionals capable of teaching the discipline of sciences in the final years of elementary school. Although the degree in Natural Sciences / Nature is among these formations, there seems to be a predilection for the teaching systems for undergraduate courses they form for specific disciplinary fields. In this perspective, they seek to meet their management needs, to the detriment of the training needs of the Science discipline. Consequently, the priority given by the education systems to their operational demands and their apparent lack of knowledge about degrees in Natural / Nature Sciences make the professionals graduating from these courses have difficulties to have their professional space recognized in these education systems.

Author Biographies

Jéferson Pereira da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Aluno Especial no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-2020/1). Mestre em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn), em Termo de Cooperação Técnico-Científico e seus aditivos, celebrados pelo Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cel. Octayde e pela Universidade de Cuiabá (IFMT/UNIC-2020) como bolsista CAPES/FAPEMAT II. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza pelo IFMT, Núcleo Avançado de Jaciara-MT (2019). Graduado em Licenciatura, Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Bolsista de iniciação a docência do projeto PIBID (2014), atuando nas atividades do sub projeto Ciências da Natureza. Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - Universidade de Cuiabá (FAIESP/UNIC-2019).

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), graduação em Direito pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2015), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor Adjunto do DEC/ICB/UFG e integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior BASis/INEP. Tem experiência com investigações na área de ensino e formação de professores de Ciências.

 

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

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Published

2021-07-31

How to Cite

Silva, J. P. da, Neris, N. S., Vilela, M. V. F., & Carbo, L. (2021). The spaces of professional performance of the degree in Natural Sciences in Brazil: an outline based on the understanding of state teaching systems. Education, 46(1), e69/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644443625