Os espaços de atuação profissional do licenciado em Ciências da Natureza no Brasil: um delineamento a partir da compreensão dos sistemas estaduais de ensino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443625

Parole chiave:

Formação de professores de Ciências, Sistemas estaduais de ensino, Licenciados em Ciências Naturais/da Natureza

Abstract

Este texto discute os espaços de atuação profissional dos licenciados em Ciências Naturais/da Natureza nos sistemas estaduais de ensino do Brasil. O trabalho teve como objetivo conhecer e compreender como os sistemas estaduais de ensino, por meio de seus entendimentos legais, reconhecem e definem os espaços de atuação profissional dos licenciados em Ciências Naturais/ da Natureza. Foi realizada uma pesquisa documental, em que foram identificadas as manifestações de sete conselhos estaduais, por meio de resoluções, pareceres e outros documentos. A partir dos documentos analisados, foi possível perceber que aqueles conselhos que se pronunciaram sobre o tema estabelecem um rol de várias formações, que, segundo esses órgãos, formam profissionais aptos a lecionar a disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Apesar da licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza figurar entre essas formações, parece haver uma predileção dos sistemas de ensino por cursos de licenciatura que formam para campos disciplinares específicos. Nessa perspectiva, eles buscam atender às suas necessidades de gestão, em detrimento das necessidades formativas da disciplina de Ciências. Por conseguinte, a prioridade dada pelos sistemas de ensino às suas demandas operacionais e o aparente desconhecimento destes sobre as licenciaturas em Ciências Naturais/da Natureza fazem com que os profissionais egressos desses cursos tenham dificuldades para ter o seu espaço profissional reconhecido nesses sistemas de ensino.

Biografie autore

Jéferson Pereira da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Aluno Especial no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-2020/1). Mestre em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn), em Termo de Cooperação Técnico-Científico e seus aditivos, celebrados pelo Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cel. Octayde e pela Universidade de Cuiabá (IFMT/UNIC-2020) como bolsista CAPES/FAPEMAT II. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza pelo IFMT, Núcleo Avançado de Jaciara-MT (2019). Graduado em Licenciatura, Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Bolsista de iniciação a docência do projeto PIBID (2014), atuando nas atividades do sub projeto Ciências da Natureza. Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - Universidade de Cuiabá (FAIESP/UNIC-2019).

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2004), graduação em Direito pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (2015), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor Adjunto do DEC/ICB/UFG e integra o Banco Nacional de Avaliadores da Educação Superior BASis/INEP. Tem experiência com investigações na área de ensino e formação de professores de Ciências.

 

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

Riferimenti bibliografici

AULER, Décio. Enfoque Ciência - Tecnologia - Sociedade: Pressupostos para o conexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. Esp., p. 1–20, 2007.

BARREYRO, Gladys Beatriz et al. Uma proposta inovadora de estágios para os professores de Ciências: A experiência do curso de licenciatura em Ciências da Natureza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 83–93, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID123/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 12 mai. 2020.

BIERHALZ, Daniela Crisna Krause, ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de, LIMA, Viviane de Almeida. Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza – análise do Projeto Pedagógico do Curso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO. 2013, Santa Catarina. Anais...Santa Catarina/SC. Disponível em: http://www.siiepe.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/10/A-Bierhalz.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (Educação Infantil e Ensino Fundamental). Brasilia: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 13 jun. 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2017

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - 3˚ e 4˚ ciclos do Ensino Fundamental (vol. 1 - Introdução). Brasília: Ministério da Educação, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em: 22 mai. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP n˚ 25/2002MEC/Conselho Nacional de Educação, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp252002.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020

BRASIL. Parecer CNE/CES n˚ 54/2008Brasília CNE/MEC, , 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2008/pces054_08.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020

CACHAPUZ, Antonio et al. A necessária renovação para o ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CANZIANI, Tatiana de Medeiros. Análise da perspectiva integrada do currículo flexibilizado na licenciatura em ciências da Universidade Federal do Paraná - setor litoral. 2015. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032016-151119/pt-br.php. Acesso em: 02 mai. 2020.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de ciências tendencias e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CEARÁ. Perguntas e respostas sobre autorização temporária e outros temas correlatosFortalezaCEE/Ceará, , 2008. Disponível em: https://www.cee.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/49/2018/06/perguntas-e-respostas-cee-versao-corrigida-03.07.2008.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

CRESWELL, John W. Insvestigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CUNHA, Ana Maria de Oliveira; KRASILCHIK, Myriam. A formação continuada de professores de Ciências: percepções a a partir de uma experiência. 23a REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2000. Caxambu. Anais...Caxambú: ANPED. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0812t.PDF. Acesso em: 17 maio. 2017.

FERREIRA, Eunice Freitas. Licenciatura de curta duração: solução emergencial ou definitiva? Sitientibus, Feira de Santana, v. 2, n. 3, p. 155–163, 1983. Disponível em: http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/3/lincenciatura_de_curta_duracao.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

FRANCO, Luiz Gustavo, MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158–171, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/582. Acesso em: 23 abr. 2020.

GOMES, Magno. Delimitação de atribuições educacionais: sistemas de ensino e competência constitucional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 166–186, 2011. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2926. Acesso em: 19 fev. 2020.

GOZZI, Maria Estela; RODRIGUES, Maria Aparecida. Características da Formação de Professores de Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 423–449, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4455. Acesso em: 02 mar. 2020.

IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori et al. Um panorama dos cursos de licenciatura em ciências naturais (LCN) no Brasil a partir do 2º Seminário Brasileiro de Integração de Cursos de LCN/2010. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 85-93, 2011. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID134/v6_n1_a2011.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85–93, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

LIMA, Kenio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias. O professor de Ciências das Escolas Municipais de Recife e suas perspectivas de educação permanente. Ciência & Educação (Bauru), São Paulo, v. 14, n. 2, p. 347–364, 2008. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S15163132008000200012&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 05 mai. 2020.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; PIETROCOLA, Maurício. A formação dos professores de Ciências para o Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DO ENSINO DE FÍSICA, 16, 2005, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: SBF, 2005.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; PIETROCOLA, Maurício. Análise de propostas para a formação de professores de Ciências do ensino fundamental. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 31–58, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38098. Acesso em: 05 mai. 2020.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; PIETROCOLA, Mauricio. O currículo e a formação de professores de ciências do ensino fundamental dos Estados do Paraná e São Paulo. 2007.Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001653964. Acesso em: 05 mai. 2020.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; DE MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. 39, p. 225–249, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em: 15 abr. 2020.

NASCIMENTO, Thiago Rodrigues. A criação das licenciaturas curtas no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 45, p. 340–346, 2012. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/45/doc01_45.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.

OLIVEIRA, Rosimar de Fátima; SOUZA, Donaldo Bello; CÂMARA, Adriane Peixoto. Conselhos Estaduais de Educação nos Novos Planos Estaduais de Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 669–690, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S217562362018000200669. Acesso em: 12 mai. 2020.

PARAÍBA. Resolução n˚ 101/2008. Estabelece competência e fixa normas para a concessão de autorização temporária ao exercício do magistério, no ensino fundamental e no ensino médio, nas unidades de ensino que compõem o sistema estadual de ensino.CEE/PB, 2008. Disponível em: https://www.cee.pb.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/Re101-2008-Normativa-Normas-para-a-concessao-para-exercicio-do-magisterio.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

PARANÁ. Parecer n˚ 190/2010. Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências – Licenciatura – Campus de Goioerê.CuritibaCEE/Paraná, , 2010. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Pareceres2010/CES/pa_ces_190_10.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metolodogia de Pesquisa. 5. ed. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert. Reflexões do 2° Encontro Nacional dos estudantes de ciências: possibilidades e avanços curriculares. In: III SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA, Manaus, 2013. Anais...Manaus: III Simposio de Educação de Ciências da Amazônia, 2013.

SANTOS, Widson Luiz Pereira. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, Widson Luiz Pereira; AULER, Décio (Orgs.). (Eds.). CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de Pesquisas. Brasilia: Editora UnB, 2011. p. 21–48.

SÃO PAULO. Indicação CEE n˚ 157/2016. Orientação ao Sistema Estadual de Ensino a respeito da qualificação necessária dos docentes para ministrarem aulas nas disciplinas do currículo da Educação Básica.CEE/SP, 2016. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLUÇÃO DE 26-12-2016.HTM?Time=01/02/2018 14:50:18. Acesso em: 22 mar. 2020.

SILVA, Rejane Conceição Silveira; PEREIRA, Elaine Corrêa. Currículos de ciências: uma abordagem histórico- cultural. Atas do VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – VIII ENPEC, Campinas, 2011. Anais...Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0836-1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2018.

TENFEN, Danielle Nicolodelli. Editorial: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n1p1. Acesso em: 05 mai. 2020.

ULIANA, Edna Regina. Histórico do curso de Ciências Biológicas no Brasil e em Mato Grosso. In: VI COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, São Cristóvão, 2012. Anais...São Cristovão: Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/CNPq/UFS), 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/34.pdf. Acesso em: 05 mai. 2020.

VILELA, Marcos Vinícius Ferreira. A interdisciplinaridade e a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em três cursos de licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza ofertadas por instituições sediadas na Amazônia Legal. 2018. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, 2018.

VILELA, Marcos Vinícius Ferreira; BARTH, Adriane; GOMES, Marcio do Nascimento. O lugar do licenciado em Ciências Naturais/da Natureza na educação básica brasileira: uma análise a partir dos editais de concursos públicos. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 1, p. 48, 8 jul. 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/57. Acesso em: 05 mai. 2020.

Pubblicato

2021-07-31

Come citare

Silva, J. P. da, Neris, N. S., Vilela, M. V. F., & Carbo, L. (2021). Os espaços de atuação profissional do licenciado em Ciências da Natureza no Brasil: um delineamento a partir da compreensão dos sistemas estaduais de ensino. Educação, 46(1), e69/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644443625