Educação de Jovens e Adultos, multisseriação e recursos didáticos digitais: uma tentativa de diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644434990

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Multisseriação, Recursos didáticos digitais.

Resumo

O presente trabalho pretende responder à seguinte pergunta de investigação: “De que forma a Educação de Jovens e Adultos multisseriada, aliada ao uso de tecnologias, pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem?”. Para tanto, tem como objetivo investigar as contribuições da multisseriação e da utilização de recursos didáticos digitais no processo ensino-aprendizagem do aluno da EJA. Regulada por uma legislação específica, a EJA tem sido difundida nos últimos anos como importante ferramenta de inclusão. Em algumas instituições, no entanto, ela está aliada à realidade da multisseriação, que comporta alunos de diferentes séries em uma mesma sala de aula. Pesquisas recentes mostram os desafios dos docentes no trabalho em turmas da EJA. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e se utilizou de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de 20 alunos de Ensino Médio multisseriado da modalidade EJA de uma das unidades da Escola SESI/RJ. As conclusões apontaram para uma avaliação positiva da junção entre EJA, multisseriação e recursos didáticos digitais.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira Beraldi, Instituto Federal Colégio Pedro II Escolas SESI

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Práticas para a Educação Básica do Colégio Pedro II. Possui Pós-graduação em Projetos Educacionais para a Sustentabilidade pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) e Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), com ênfase em Filosofia da Religião e Escolastica. Professor concursado do Governo do Estado do Rio de Janeiro com duas matrículas, atuando no CIEP 303 - Ayrton Senna da Silva e no Colégio Estadual Antonio Prado Júnior lecionando Filosofia e Sociologia. Professor do SESI - Rio de Janeiro, tendo atuado tanto no Ensino Médio Regular quanto na Educação de Jovens e Adultos de caráter multisseriada, lecionando disciplinas como Filosofia, Sociologia, Vivências Cidadãs, Vivências para o Mundo do Trabalho e Empreendedorismo. Diretor Associado de Programas Acadêmicos do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), membro da Instituição Communio do Brasil e Editor Assistente da Communio - Revista Internacional de Teologia e Cultura.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Beraldi, G. M., Mattos, F. R. P., & Martins, A. S. R. (2019). Educação de Jovens e Adultos, multisseriação e recursos didáticos digitais: uma tentativa de diálogo. Educação, 44, e94/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644434990

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Artigo Demanda Contínua