Ethereal Technologies and Vocational Education: debating educational administration from the critical theory perspective

Authors

  • Darlan Marcelo Delgado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Maria Betânia Darcie Pessoa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430629

Keywords:

Vocational Education, Educational Administration, Critical Theory.

Abstract

This essay debates the technological progress trends and their relation with education specially concerning the teachers´ training in the contemporary scenario. The main interest lays on the vocational and technological education and their potential social demands as well as the possible consequencies and impacts of the accelerated development and dissemination of ethereal and extracorporeal technologies on the social and particularly on the labour arena. Evolving from the theoretical and epistemological basis of the Philosophy of Technology and Jürgen Habermas works the essay provides an analytical frame designed to debate the teachers´ training considering the possibilities offered by some of the educational administration tools that may contribute to tackle today´s educational challenges. Organizational learning and communities of practice concepts are taken as fruitful approaches to improve teachers´ training.

Author Biographies

Darlan Marcelo Delgado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

É pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); é doutor em Educação Escolar e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (Ceuclar). É Professor de Nível Superior III do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps) na Faculdade de Tecnologia de Mococa – SP, sendo professor permanente do Programa de Mestrado Profissional emGestão e Desenvolvimentoda Educação Profissional da Unidade de Pós-Gaduação, Extensão e Pesquisa do Ceeteps. Está vinculado aos grupos de pesquisa “Políticas Públicas de Formação Profissional” (Ceeteps) e “Teoria Crítica e Educação” (UFSCar). O atual projeto de pesquisa aborda a temática das inovações no campo da Administração Educacional, com enfoque sobre as possibilidades inerentes ao desenvolvimento do conceito de gestão social aplicado à política e à gestão de instituições escolares.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

É pós-doutor na área de ciências da educação pela Universidade de Frankfurt (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005); mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1998) e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (1993). Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação Profissional (mestrado) da UFSCar. É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - UNIMEP / CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto Temático de pesquisa "O que significa educar hoje" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior e na Educação Básica, em EAD e em ensino, pesquisa e extensão; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre a seguinte temática "teoria crítica, política e formação" e "A reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva".

Maria Betânia Darcie Pessoa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharel em Engenharia de Produção Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Professor de Nível Superior II do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps) na Faculdade de Tecnologia de Mococa – SP. Suas pesquisas abordam o Planejamento Estratégico, a Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento e a Gestão Educacional. 

References

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Mínima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1993.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ASIMOV, Isaac. Eu, robô. São Paulo: Aleph, 2014.

BARRY, Max. Homem-máquina. São Paulo: Intrínseca, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2016. Vol. I.

COOK, Scott D. N.; YANOW, Dvora. Culture and organizational learning. Journal of Management Inquiry, 2, 373-390, 1993.

DAFT, Richard. L.; WEICK, Karl. E. Toward a model of organizations as interpretation systems. Academy of Management Review, 9, 284-295, 1984.

ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. In: SÓFOCLES; ÉSQUILO. Rei Édipo. Antígone. Prometeu acorrentado: tragédias gregas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

GARCIA, Walter E. (Coord.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

GOERGEN, Pedro Laudinor. Educação e diálogo. Maringá: Eduem, 2010.

HABERMAS, Jürgen. The inclusion of the other: studies in political theory. Cambridge: The MIT Press, 1998.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade v. 1 e v.2. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2009.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. vol. 1.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. vol. 2.

HABERMAS, Jürgen. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Centauro, 2000.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

HUBER, George P. Organizational learning: the contributing process and the literatures. Organization Studies, 17(1): 49-81, 1991.

NORMANN, Richard. Developing capabilities for organizational learning. In: J. M. Pennings (ed.) Organizational strategy and change. San Francisco: Jossey-Bass, 217-48, 1985.

PALMER, Ian; HARDY, Cynthia. Thinking about management. London: Sage, 2000.

REZENDE FILHO, Cyro de Barros. História econômica geral. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

SIEBENEICHLER, Flávio Beno. Jürgen Habermas: razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tem razão a administração? Ensaios de teoria organizacional. 4 ed. rev. e ampl. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2016a.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Uma alternativa: gestão social. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2016b.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa ômega, 1994.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEBER, Max. Historia económica general. 8ª reimp. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.

WEBER, Théophane et al. Imagination-augmented agents for deep reinforcement learning. arXiv.org - Cornell University Library, 2017. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1707.06203.Acesso em: out. 2017.

WEICK, Karl E.; WESTLEY, Frances. Organizational learning: affirming an oxymoron. In: CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia;

NORD, Walter. Handbook of organization studies. London, Sage, 1993.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. United Kingdon: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, Etienne.; MCDERMOTT, Richard.; SNYDER, William. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2002.

Published

2019-11-20

How to Cite

Delgado, D. M., Gomes, L. R., & Pessoa, M. B. D. (2019). Ethereal Technologies and Vocational Education: debating educational administration from the critical theory perspective. Education, 44, e89/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644430629

Most read articles by the same author(s)