Tecnologias Etéreas e a Educação Profissional: refletindo a gestão educacional pela teoria crítica

Autores

  • Darlan Marcelo Delgado Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Maria Betânia Darcie Pessoa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430629

Palavras-chave:

Educação Profissional, Gestão educacional, Teoria crítica da sociedade.

Resumo

O presente ensaio aborda as tendências do progresso tecnológico e suas interconexões com a educação, particularmente no que tange à formação de professores, no cenário contemporâneo. O escopo de interesse é a Educação Profissional e Tecnológica, suas demandas sociais potenciais e os desdobramentos e impactos hipotéticos da crescente difusão de tecnologias etéreas ou incorpóreas no mundo social e, particularmente, no mundo do trabalho. Por meio de referencial teórico-epistemológico assentado na Filosofia da Tecnologia e nas contribuições de Jürgen Habermas, esboça-se um quadro analítico para tratar da formação de professores, considerando as possibilidades inerentes a alguns instrumentos de gestão educacional, que podem contribuir ao enfrentamento da realidade educacional atualmente. As noções de aprendizagem organizacional e de comunidades de prática são apresentadas como abordagens potencialmente frutíferas à formação de professores.

Biografia do Autor

Darlan Marcelo Delgado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

É pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); é doutor em Educação Escolar e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (Ceuclar). É Professor de Nível Superior III do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps) na Faculdade de Tecnologia de Mococa – SP, sendo professor permanente do Programa de Mestrado Profissional emGestão e Desenvolvimentoda Educação Profissional da Unidade de Pós-Gaduação, Extensão e Pesquisa do Ceeteps. Está vinculado aos grupos de pesquisa “Políticas Públicas de Formação Profissional” (Ceeteps) e “Teoria Crítica e Educação” (UFSCar). O atual projeto de pesquisa aborda a temática das inovações no campo da Administração Educacional, com enfoque sobre as possibilidades inerentes ao desenvolvimento do conceito de gestão social aplicado à política e à gestão de instituições escolares.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

É pós-doutor na área de ciências da educação pela Universidade de Frankfurt (Alemanha); é doutor em Educação na área de Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005); mestre em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1998) e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas (1993). Autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. É professor adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSCar (mestrado e doutorado) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação Profissional (mestrado) da UFSCar. É líder do Grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" (UFSCar/CNPq); membro pesquisador doutor do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - UNIMEP / CNPq e participa, como pesquisador doutor, do Projeto Temático de pesquisa "O que significa educar hoje" pelo convênio trilateral (UNICAMP, UPF e Universidade de Tandil na Argentina). Tem experiência em cursos de pós-graduação (Stricto Sensu) e (Lato Sensu), no Ensino Superior e na Educação Básica, em EAD e em ensino, pesquisa e extensão; tendo atuado nas áreas de Filosofia, Educação e Ciências Humanas. Os projetos de pesquisas em andamento versam sobre a seguinte temática "teoria crítica, política e formação" e "A reconstrução empírica da aula a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica Objetiva".

Maria Betânia Darcie Pessoa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), São Paulo, São Paulo, Brasil

É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharel em Engenharia de Produção Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Professor de Nível Superior II do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps) na Faculdade de Tecnologia de Mococa – SP. Suas pesquisas abordam o Planejamento Estratégico, a Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento e a Gestão Educacional. 

Referências

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Delgado, D. M., Gomes, L. R., & Pessoa, M. B. D. (2019). Tecnologias Etéreas e a Educação Profissional: refletindo a gestão educacional pela teoria crítica. Educação, 44, e89/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644430629

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