Neoliberalism’s implications for early childhood education: an account of experience

Authors

  • Luciano Barbosa de Queiróz Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) http://orcid.org/0000-0002-8410-7475
  • Jeorge Luis Aguiar Barbosa Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Lucas Cândido Campos Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Ida Celine Gonçalves Santos Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).
  • Amanda Pereira Borges de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425259

Keywords:

Internship, Early childhood education, Neoliberalism.

Abstract

This article is an account of experience about a Training Course exclusively for the auxiliary educational activities of Municipal Education Network (RME) of Goiânia and developed by trainees of undergraduate course (teaching degree) in Psychology, under supervision. Within a critical and transformative conception of the internship, two cards were applied, one of identification and another of evaluation, in course students. The data suggested, after analysis, that strategies to contain expenses and "downsizing" of the public machine through temporary contracting are added to the current context of serious economic and fiscal crisis, resulting in worse working conditions, loss of quality and distortion of the guidelines for Early Childhood Education in the municipality.

Author Biographies

Luciano Barbosa de Queiróz, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura)

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi bolsista no Programa Jovens Talentos para a Ciência (CAPES) durante o período de agosto de 2013 a julho de 2014 pelo projeto "Indústria Cultural, Cinema e Semiformação" (NEPPEC-FE-UFG). Atualmente, é integrante da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento da UFG (LIAC-UFG) desde agosto de 2014, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFG-CAPES) desde dezembro de 2014, e monitor voluntário em Técnicas de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico desde abril de 2016. Áreas de estudos: Psicologia Clínica e Psicologia Experimental. Linhas de estudos: Comportamento Verbal (Verbal Behavior), Terapia Analítico-Comportamental (TAC), Psicoterapia Analítica Funcional (FAP - Functional Analytic Psychotherapy), História da Análise do Comportamento Clínica (CBA - Clinical Behavior Analysis), e Análise Experimental do Comportamento (AEC).

Jeorge Luis Aguiar Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Técnico em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Graduando em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa de Voluntários de Extensão e Cultura (PROVEC) da UFG no projeto de extensão Criança em Questão: Repensando Certezas com Famílias e Educadores. Áreas de estudos: Psicanálise; Psicologia Sócio-histórica. Linhas de pesquisa: Psicanálise e Contemporaneidade; Formação Docente. 

Lucas Cândido Campos, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – CAPES/UFG) em Psicologia. Membro da Liga Acadêmica de Análise do Comportamento (LIAC) da UFG. Área de estudos: Psicologia Experimental. Linhas de Estudos: Análise Experimental do Comportamento.

Ida Celine Gonçalves Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduanda de Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás -UFG, Faculdade de Educação - FE. Áreas de estudos: Psicologia Social; Psicologia Sócio-histórica e Neuropsicologia. Linhas de pesquisa: História da Psicologia; Formação Docente; Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica Infantil.  

Amanda Pereira Borges de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura).

Estudante de Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Áreas de estudos: Psicanálise e Psicologia Clínica. Linhas de Estudos: Clinica Psicanalitica , Psicanálise e cultura, Histeria e Dor.

Published

2017-04-28

How to Cite

Queiróz, L. B. de, Barbosa, J. L. A., Campos, L. C., Santos, I. C. G., & Souza, A. P. B. de. (2017). Neoliberalism’s implications for early childhood education: an account of experience. Education, 42(1), 135–148. https://doi.org/10.5902/1984644425259

Issue

Section

Continuous Demand