The theoretical foundation of Paulo Freire and the possibility of a dominant influence

Authors

  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal de Pelotas
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423053

Keywords:

Paulo Freire, Theoretical foundation, Dominant influence

Abstract

The analysis of the main theoretical influences of Paulo Freire's thought, the existentialism, the phenomenology, the Marxism, the personalism and the Christianity, aims to evaluate if it is possible to consider the predominance of one of these in the set of his work. This is a bibliographic study of nature in which , based on the theoretical and methodological perspective of dialectical historical materialism, it was analyzed the major works of Freire , locating the central categories and investigating its relationship with the different theoretical influences of the author . Considering the scope of Freire's work in Brazil and in the world, it means that the analysis of the constituent influences of his theory reveals not only the uniqueness of synthesis accomplished by the author, as the relevance and topicality of his work to the research and studies in education.

Author Biographies

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Direito, Especialista em Direito Ambiental, Mestre em Educação e doutorando em Educação, todos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Licenciado em Filosofia pela Claretiano ? Rede de Educação. Advogado. Professor Especial Convidado da Faculdade UNILAS para os cursos de especialização em a) Gestão de Pessoas, no qual trabalha as disciplinas Tendências do Mercado e Trabalho e Remuneração Estratégica e Carreiras; b) Serviço Social, no qual trabalha a disciplina de Direitos Sociais; e c) Supervisão e Gestão Educacional, no qual trabalha a disciplina Filosofia, Sociologia e História da Educação. Professor de Noções de Direito e Legislação em cursos preparatórios para concursos públicos pela empresa Excelência Projetos Educacionais, pela qual trabalhou, no ano de 2015, no Curso Preparatório para o Concurso do INSS, em Piratini-RS, ministrando a disciplina de Noções de Direito Administrativo; no Curso Preparatório para o concurso da Prefeitura de São Lourenço do Sul, no qual trabalhou, em 2015/2016, a Lei Orgânica do Município, o Regime Jurídico, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Igualdade Racial, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e a disciplina de História das Ideias Pedagógicas; no Curso Preparatório para o concurso da Prefeitura de Turuçu, no qual trabalhou, em 2016, a Lei Orgânica do Município, o Regime Jurídico e a disciplina de Atualidades; no Curso Preparatório para o concurso da Prefeitura de Canguçu, no qual encontra-se trabalhando, com duas turmas, a Lei Orgânica do Município, o Estatuto dos Servidores Públicos e a Constituição Federal. Trabalhou em palestras e formações em escolas públicas estaduais e municipais, de Piratini e Pelotas, de 2000 até o ano 2016.

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: trabalho e educação, educação popular, formação integral,  movimentos sociais, escola pública e educação do campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica na rede pública estadual e municipal. Atualmente é bolsista CAPES

Published

2018-05-01

How to Cite

Taddei, P. E. D., & Santos, M. G. C. dos. (2018). The theoretical foundation of Paulo Freire and the possibility of a dominant influence. Education, 43(2), 301–312. https://doi.org/10.5902/1984644423053

Issue

Section

Continuous Demand