Gustavo Capanema: creation of the National Commission on Elementary School

Authors

  • Raquel dos Santos Quadros Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414245

Keywords:

History of Education, Gustavo Capanema, Primary Education.

Abstract

TThis article aims to discuss the situation of primary education in Brazil and the actions taken to solve this problem in Brazilian Education history, with this purpose, it is investigate the creation of the National Primary Education Commission (CNEP) in Brazil during the year 1938, period that it is historically known as “Vargas Age”, in which Gustavo Capanema Filho (1900-1985), politician and Brazilian intellectual, was the headed in the Education and Health Ministry. In this paper it is presented some discussions and strategies raised in the Commission sections. It is highlighted that the individual formation, through education, was regarded as the engine for the order and nation progress in the context analyzed.

Author Biographies

Raquel dos Santos Quadros, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado pela Universidade Estadual de Maringá- UEM. Possui especialização em Educação Escolar com Enfâse na Pedagogia Histórico Crítica pela UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão , Graduação em História pela Universidade Paranaense - UNIPAR - Campus de Francisco B

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas, curso concluído em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição desde 2001. É associada da ANPED (2000), ANPUH (2006) e SBHE (2000). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como Cadernos de História da educação (UFU/MG) e HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), atua no Comitê Científico da EDUEM, editora da Universidade Estadual de Maringá. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora das séries iniciais e na coordenação pedagógica de escolas. Foi premiada no Concurso Nacional de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em 1999. Coordena projetos de pesquisa e de eventos de extensão regularmente. Atua na área da educação com ênfase em Fundamentos da Educação. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

Published

2015-05-29

How to Cite

Quadros, R. dos S., & Machado, M. C. G. (2015). Gustavo Capanema: creation of the National Commission on Elementary School. Education, 40(2), 413–424. https://doi.org/10.5902/1984644414245

Issue

Section

Continuous Demand

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