Programs of initial teacher formation: a case study about the Pibid in Distrito Federal

Authors

  • Daniel de Freitas Nunes Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB
  • Lucas Lopes de Santana Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB
  • Kátia Augusta P. Cordeiro Curado Silva Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414327

Keywords:

Pibid, initial formation, graduation.

Abstract

This paper presents results of an exploratory study on the database of the Scholarship Program of initiation to Teaching (Pibid - in portuguese), with the intention of verify the adherence – and the nature of this adherence – to this program on teacher formation undergraduate courses of Higher Education Institutions (HEI) in the Distrito Federal (DF). Objectively, we intend to discuss adherence of the HEI of the DF to the Pibid with crossing information of the database of the program and the higher education census. Methodologically, the study is characterized as a case study. It discusses, from the results presented, that the institutions participating in the program in the DF have heterogeneous profiles both with regard to courses on the use of the quota of scholarships and adherence to the program.

Author Biographies

Daniel de Freitas Nunes, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Tocantins. Desenvolve pesquisa na área de história da educação com ênfase em classes populares e educação superior pública.Tem experiência em avaliação institucional no que diz respeito à políticas de assistência estudantil. Mestrando em educação pela Universidade de Brasília (UnB), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe - UnB.

Lucas Lopes de Santana, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Aluno de mestrado em Educação da Universidade de Brasília - UnB. Atualmente pesquisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, do Ministério da Educação, com o objetivo de desenvolver instrumental qualitativo e quantitativo para a avaliação do programa. Estuda arquitetura de informação para estruturar sites de grupos de pesquisa . Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, 2007), e especialista em Gestão Pública pela Faculdade Projeção (Brasília, 2010), em 2008 inicia atividades como Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Desde 2010, atua no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, o qual fomenta a formação de professores para a educação básica.

Kátia Augusta P. Cordeiro Curado Silva, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - FE/UnB

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professora adjunto - DE da Universidade de Brasília - UnB no Departamento de Administração e Planejamento - PAD da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Formação de Professores e produção do conhecimento científico (pesquisa). Coordena o grupo de pesquisa GEPFAPe - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos.

Published

2014-11-05

How to Cite

Nunes, D. de F., Santana, L. L. de, & Curado Silva, K. A. P. C. (2014). Programs of initial teacher formation: a case study about the Pibid in Distrito Federal. Education, 39(3), 589–604. https://doi.org/10.5902/1984644414327

Issue

Section

Continuous Demand