Teacher Illness: building the state of knowledge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491958

Keywords:

State of Knowledge, Teacher Illness, Precariousness of Work, Neoliberalism

Abstract

This article have the intention of present the State of Knowledge method, whose theoretical framework is Morosini and Fernandes (2014) and Morosini, Kohls-Santos and Bittencourt (2021), developed for carrying out a research carried out in a Doctoral Course of a Postgraduate Program in Education on Teacher Illness. Initially, we detail what the State of Knowledge methodology is and the stages of its construction, then we show how we use it and the selected theses and dissertations. Based on the reflections raised by the analysis of the works, we expose the framework that supports the thesis we defend, which interrelates the following themes: Neoliberalism/Capitalism, Precariousness/Intensification of Teaching Work and Teacher Illness/Discomfort. And so we conclude that it is possible to confirm our idea that the concepts contained in public educational policies, proposed by bodies governed by neoliberalism, which through their guidelines make teaching work precarious and intensify and increase teacher illness.

Author Biographies

Neslei Noguez Nogueira, Sul-rio-grandense Federal Institute

Professora e pesquisadora do IFSul-CaVG, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2009), mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2011) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2018).

Denise Nascimento Silveira, Federal University of Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Doutorado em Educação pelo PPGE da UNISINOS (2008). Realizou Estágio Pós-doutorado na Universidade do Porto em Portugal, no período de abril de 2018 até março de 2019. Atualmente é Professora Associada, no regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática. Aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas-RS, integrando o grupo de pesquisa sobre Formação Docente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas , do Programa de Pó-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-RS e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Atuou como pesquisadora e lider na UFPel do grupo de pesquisa da PUC-RS - Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. Realizou estágio de doutoramento em Portugal na Universidade do Porto com orientação do Prof.Dr. José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia. Coordenadora do OBEDUC - Programa Observatório da Educação/CAPES/INEP, com Projeto "Interface Universidade e Educação básica: possibilidades inovadoras e qualidade do ensino", ligado ao PPGECM/FaE/UFPel. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel de setembro/2011 até junho/2014. Chefe do Departamento de Educação Matemática desde junho de 2019. Suplente junto ao CONSUN - Conselho Universitário - dos representantes dos Coordenadores dos Cursos de Graduação - Área de Ciências Exatas. Representante do Núcleo das Licenciaturas junto ao Comitê Gestor/UFPel. Atuou como representante na UFPel junto ao PARFOR, no ano de 2013.

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Published

2025-11-06

How to Cite

Nogueira, N. N., & Silveira, D. N. (2025). Teacher Illness: building the state of knowledge. Education, 50(1), e139/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644491958