Mediação cultural na formação continuada integrada com as tecnologias digitais de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489947Palavras-chave:
Mediação Cultural, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, Estratégias pedagógicasResumo
O presente artigo dialogará sobre a mediação cultural como estratégia desenvolvida na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró-RN, ação educativa que conecta o conhecimento formal com a experiência do cotidiano. Tendo como objetivo analisar possíveis modos de mediação cultural integrados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), no desenvolvimento dos cursos ministrados para os professores cursistas da rede municipal. Este estudo é qualitativo com delineamento no relato de experiência. Desenvolveu a descrição e análise reflexiva das seis estratégias mais utilizadas na formação continuada durante os anos de 2020 a 2022, período marcado pela pandemia da Covid-19, com a intenção de tornar o ensino mais dinâmico, interativo e conectado com o contexto sociocultural. Portanto, ficou perceptível que os meios, as TDIC, e as mediações: contexto histórico, social, político e econômico, têm um papel significativo no processo do ensino e da aprendizagem, ampliando o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos envolvidos.
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