Mediação cultural na formação continuada integrada com as tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489947

Palavras-chave:

Mediação Cultural, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, Estratégias pedagógicas

Resumo

O presente artigo dialogará sobre a mediação cultural como estratégia desenvolvida na formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró-RN, ação educativa que conecta o conhecimento formal com a experiência do cotidiano. Tendo como objetivo analisar possíveis modos de mediação cultural integrados às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), no desenvolvimento dos cursos ministrados para os professores cursistas da rede municipal. Este estudo é qualitativo com delineamento no relato de experiência. Desenvolveu a descrição e análise reflexiva das seis estratégias mais utilizadas na formação continuada durante os anos de 2020 a 2022, período marcado pela pandemia da Covid-19, com a intenção de tornar o ensino mais dinâmico, interativo e conectado com o contexto sociocultural. Portanto, ficou perceptível que os meios, as TDIC, e as mediações: contexto histórico, social, político e econômico, têm um papel significativo no processo do ensino e da aprendizagem, ampliando o desenvolvimento da autonomia e da criticidade dos envolvidos.

Biografia do Autor

Cristhiane Marques de Freitas, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (Início: 2022.2) - Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA (2018). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (1999). Especialista em Informática Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(2009). Especialista em Mídias na Educação pela mesma universidade (2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação: Tecnologias Digitais e Comunicação - GPETDIC, do(a) Universidade Tiradentes. Atualmente, Professora Formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal NTM em Mossoró/RN.

Alexandre Meneses Chagas, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação, PPED/Universidade Tiradentes; Mestre em Educação (PPED/Universidade Tiradentes). Pós-graduado em: Docência e Tutoria em EAD e Gestão de marketing; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). É professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes Unit. Coordenador (pro tempore) 7/23 a 7/24 do PPED. Com experiência de 17 anos na elaboração e produção de material didático para EAD. Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). Tem experiência na área da Educação e Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, redes sociais digitais (educação e comunicação), cibercultura, aprendizagem significativa e ativa, marketing, comportamento do consumidor, diagramação jornal/revista/boletins e marketing digital.

Referências

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Freitas, C. M. de, & Chagas, A. M. (2025). Mediação cultural na formação continuada integrada com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Educação, 50(1), e135/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644489947