Educação e formação: valores e mediação de mundos na Angola colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487443

Palavras-chave:

Angola, Educação, Congregação do Espírito Santo

Resumo

A entrada dos missionários espiritanos em Angola a partir da segunda metade do século XIX buscou apoiar a presença portuguesa nos territórios no processo de colonização. Entretanto, para conhecer e desenvolver o processo era necessário entender os mundos e um trabalho de mediação foi desenvolvido por diversos religiosos que estudaram costumes e formas de vivência entre os diversos grupos autóctones de formação bantu que privilegia a oralidade dada pelos saberes tradicionais. A escola nestes saberes não se circunscrevia em um lugar geográfico especifico e a hierarquia familiar era respeitada. Estes valores passam a ser contestados direta e indiretamente com a presença de novos costumes e o processo de europeização que tem quem se adaptar a uma maioria de outras culturas. Nosso interesse foi analisar os processos de educacionais feitos nas missões católicas e protestantes no contexto de resistência e permanência da escravização ilegal.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Lúcia Helena Oliveira Silva fez História pela PUC- Campinas, mestrado em História da Educação sobre o processo de emancipação de mulheres escravas e o doutorado em História com um estudo sobre migração de libertos no período pós-abolição, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na New York University sobre associativismo afro-brasileiro e afro-americano nas primeiras décadas do século XX. É professora Livre docente da Universidade Estadual Paulista- campus Assis. Participa do NUPE Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp sendo coordenadora local. Foi participante do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo 2013-2016. É membro do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto, foi coordenadora do CEDAP Centro de Documentação de Pesquisa. Suas áreas de interesse são História da África, Escravidão e Pós-emancipação, Diáspora Atlântica, Ensino de História e Gênero. Coordenou o Programa de Pós Graduação em História da Faculdade de Letras e Ciências de Assis de maio 2013 a maio de 2017, coordena o curso de história da FCL- Assis. É bolsista produtividade nível 2.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva, L. H. O. (2024). Educação e formação: valores e mediação de mundos na Angola colonial. Educação, 49(1), e131/1–16. https://doi.org/10.5902/1984644487443

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Feminismos de Terreiros e Histórias Entrelaçadas em Améfrica