Formação docente numa perspectiva decolonial: caminhos propositivos, a partir dos multiletramentos críticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487277

Palavras-chave:

Multiletramentos Críticos, Formação Docente, Decolonialidade

Resumo

Discutir a formação docente, numa perspectiva decolonial, representa o rompimento com o paradigma eurocêntrico, apontando caminhos outros para promover processos formativos que considerem as diferentes culturas, raças e saberes construídos ao longo da história humana. Os processos formativos, por sua vez, precisam considerar as demandas da educação na contemporaneidade, bem como seus atores sociais. É nesse sentido que o estudo proposto busca investigar como os multiletramentos críticos podem fornecer proposições para uma formação docente decolonial, apresentando reflexões sobre a importância de se pensar esse processo a partir de olhares voltados para a decolonialidade. Para isso, através de uma abordagem qualitativa e sob as bases da epistemologia da práxis, realizou-se um estudo bibliográfico para se tecer compreensões sobre uma formação docente decolonial, bem como para identificar como os multiletramentos críticos podem apresentar possibilidades para o desenvolvimento de um pensamento decolonial, na docência. Foram realizados estudos e diálogos com autores que discutem sobre formação docente, decolonialidade, multiletramentos críticos, tais como: Nóvoa (2010), Quijano (2009), Rigal (2000), Flecha e Tortajada, (2000), Freire (1996), Street (2014), Walsh (2009), Ghedin (2012) e Silva (2018). Diante da reflexão construída neste estudo, apresentamos proposições para a formação numa perspectiva decolonial, a partir dos multiletramentos críticos: 1. Ampliar os espaços onde os letramentos são construídos, para além da escola; 2. Repensar o currículo numa perspectiva decolonial; 3. Conceber processos formativos para que os professores se tornem atores sociais autônomos; 4. Desenvolver uma pedagogia intercultural; 5. Favorecer que o professor se autorize na elaboração das teorias e práticas.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Rios, Instituto Federal da Bahia

Professora do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina e Coordenadora de Pesquisa do referido campus. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC-UNEB). Mestra em Educação pelo GESTEC, Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (UNEB); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa GEPLET - Grupo de Estudos e Pesquisas em Multiletramentos, Educação e Tecnologias da UNEB, coordenado pela professora Dr Obdália Ferraz. Foi bolsista de Iniciação Científica FAPESB e CNPq, desenvolvendo produtos interativos para a educação, bem como pesquisadora na área de Educação, Jogos eletrônicos, cibercultura e formação de professores, pesquisando os games e o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente também é tutora online no curso de Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Qualificada para ministrar os componentes curriculares Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Currículo, Didática e práticas de ensino, Educação à Distância, Ludicidade e Educação, Avaliação e currículo, Estágio Supervisionado, Games e Educação. 

Nohara Vanessa Figueiredo Alcântara Goes, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (UNEB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAP-Paraná), Graduada em Pedagogia (UFBA); Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Salvador; Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias - GEPLET

Daniela Costa Souza, Universidade do Estado da Bahia

Professor(a) do(a) Educação Básica, Doutoranda em Educação e Contemporaneidade ( UNEB),Mestra
em Sistemas e Computação (UNIFACS), Pós-graduada em
Psicopedagogia Escolar e Clínica (FACE), Graduada em
Matemática (UCSAL). Possui Experiência na área de Tecnologias
digitais, Metodologias ativas, Formação docente e Gamificação.
É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos,
Educação e Tecnologias (GEPLET- UNEB

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor(a) do(a) Curso de
Letras/Português da Universidade do Estado da Bahia,
Departamento de Educação, Campus XIV; professora do
Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, do Campus XIV/ UNEB, Linha de Pesquisa 1: Educação, Linguagens e Identidade; professora do PPGEDUC/UNEB, Campus I, Linha
de Pesquisa 4: Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Possui Pós-doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado
da Bahia (2006). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês
pela Universidade do Estado da Bahia (2002). É líder do Grupo
de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e
Tecnologias (GEPLET-UNEB).

Luiz Adolfo Andrade, Universidade do Estado da Bahia

É pesquisador e designer de jogos digitais. Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio de pós-doutorado (2017-2018) trabalhando como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research da IT - University of Copenhagen (ITU), com bolsa CAPES pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior (processo 88881.119487/2016-01). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Criou e coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/UNEB). Tem interesse em temas pertinentes aos Estudos de Jogos (Game Studies), especialmente games para sistemas operacionais móveis (mobile games), games e teoria do espaço, jogos e educação, ontologia dos games (game ontology), games e cidades inteligentes (smart cities), estudos de plataformas (platform studies), estudos do jogador (player studies), jogos sérios (serious games), jogos de tabuleiro (boardgames), dentre outros. Busca também compreender o desafio metodológico estabelecido pela Teoria Ator-Rede (Actor-Network Theory) no estudo dos jogos móveis locativos (mobile locative games).

Referências

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Rios, V. dos S., Goes, N. V. . F. A., Souza, D. C., Silva, O. S. F., & Andrade, L. A. (2024). Formação docente numa perspectiva decolonial: caminhos propositivos, a partir dos multiletramentos críticos. Educação, 49(1), e135/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644487277